Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38717
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Marcelo de Almeida | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Carolina Bello Cavalcanti da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T21:33:35Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T21:33:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Carolina Bello Cavalcanti da. Os efeitos da tríade ensino, pesquisa e extensão no fluxo de estudantes nos cursos tecnológicos do IFPE|campus Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38717 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é estimar o efeito da participação de estudantes de cinco cursos superiores tecnológicos do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco em ações de pesquisa, extensão e monitoria sobre as chances de sucesso escolar. Como percurso metodológico, foi traçado o perfil dos ingressantes da instituição em 2016.1 e 2016.2. A partir disso, foram identificados quais deles atuaram, desde o ingresso até o semestre de 2019.1, nos programas e quais foram beneficiários do Bolsa Permanência. Em seguida, com o uso da estatística descritiva, foi analisada também sua situação acadêmica, a fim de identificar a relação entre essa participação e o fluxo escolar. Os resultados indicaram que participar das atividades produz um efeito positivo nas chances de sucesso escolar – o que confirma a hipótese principal desta pesquisa. Apontaram também que a retenção é um problema mais grave do que a evasão nos cursos analisados. Além disso, revelaram que, na extensão e na monitoria, os estudantes provenientes de escolas públicas são maioria. Já na pesquisa, egressos de escolas privadas ocuparam 41,2% a mais das vagas que os ex-alunos de escolas públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da tríade ensino, pesquisa e extensão no fluxo de estudantes nos cursos tecnológicos do IFPE|campus Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | ttp://lattes.cnpq.br/0651462887274673 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2986573450358373 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to estimate the effect of the participation of students from five technological higher education courses of the Recife Campus of the Federal Institute of Pernambuco in research, extension and monitoring actions on the chances of school success. As a methodological path, the profile of the institution's freshmen in 2016.1 and 2016.2 was traced. From this, we identified which of them worked, from the entry until the semester of 2019.1, in the programs and which were beneficiaries of Bolsa Permanência. Then, using descriptive statistics, their academic situation was also analyzed in order to identify the relationship between this participation and school flow. The results indicated that participating in the activities produces a positive effect on the chances of school success – which confirms the main hypothesis of this research. They also pointed out that retention is a more serious problem than dropout in the courses analyzed. In addition, they revealed that, in extension and monitoring, students from public schools are the majority. In the research, graduates from private schools occupied 41.2% more vacancies than former students of public schools. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Carolina Bello Cavalcanti da Silva.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons