Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38717

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Marcelo de Almeida-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Carolina Bello Cavalcanti da-
dc.date.accessioned2020-11-19T21:33:35Z-
dc.date.available2020-11-19T21:33:35Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Carolina Bello Cavalcanti da. Os efeitos da tríade ensino, pesquisa e extensão no fluxo de estudantes nos cursos tecnológicos do IFPE|campus Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38717-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é estimar o efeito da participação de estudantes de cinco cursos superiores tecnológicos do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco em ações de pesquisa, extensão e monitoria sobre as chances de sucesso escolar. Como percurso metodológico, foi traçado o perfil dos ingressantes da instituição em 2016.1 e 2016.2. A partir disso, foram identificados quais deles atuaram, desde o ingresso até o semestre de 2019.1, nos programas e quais foram beneficiários do Bolsa Permanência. Em seguida, com o uso da estatística descritiva, foi analisada também sua situação acadêmica, a fim de identificar a relação entre essa participação e o fluxo escolar. Os resultados indicaram que participar das atividades produz um efeito positivo nas chances de sucesso escolar – o que confirma a hipótese principal desta pesquisa. Apontaram também que a retenção é um problema mais grave do que a evasão nos cursos analisados. Além disso, revelaram que, na extensão e na monitoria, os estudantes provenientes de escolas públicas são maioria. Já na pesquisa, egressos de escolas privadas ocuparam 41,2% a mais das vagas que os ex-alunos de escolas públicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleOs efeitos da tríade ensino, pesquisa e extensão no fluxo de estudantes nos cursos tecnológicos do IFPE|campus Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesttp://lattes.cnpq.br/0651462887274673pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986573450358373pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to estimate the effect of the participation of students from five technological higher education courses of the Recife Campus of the Federal Institute of Pernambuco in research, extension and monitoring actions on the chances of school success. As a methodological path, the profile of the institution's freshmen in 2016.1 and 2016.2 was traced. From this, we identified which of them worked, from the entry until the semester of 2019.1, in the programs and which were beneficiaries of Bolsa Permanência. Then, using descriptive statistics, their academic situation was also analyzed in order to identify the relationship between this participation and school flow. The results indicated that participating in the activities produces a positive effect on the chances of school success – which confirms the main hypothesis of this research. They also pointed out that retention is a more serious problem than dropout in the courses analyzed. In addition, they revealed that, in extension and monitoring, students from public schools are the majority. In the research, graduates from private schools occupied 41.2% more vacancies than former students of public schools.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Carolina Bello Cavalcanti da Silva.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons