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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Saulo Santos de-
dc.contributor.authorPASSOS, Jean Gama dos-
dc.date.accessioned2020-11-19T21:20:56Z-
dc.date.available2020-11-19T21:20:56Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationPASSOS, Jean Gama dos. O que os olhos não veem a sociedade não sente: a política de assistência estudantil no IFPE e o princípio da transparência ativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38714-
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo identificar em que medida o relatório de gestão anual contempla o princípio da transparência ativa, no tocante à política de assistência estudantil no IFPE. Na metodologia utiliza-se a abordagem qualiquantitativa, sendo descritiva, aplicada e caracteriza-se em sua investigação como um estudo de caso, com aplicação do método análise de conteúdo em três etapas: (1) elaboração de modelo de análise baseado na aderência aos requisitos normativos relativos a três dimensões (Lei de Acesso à Informação, prestação de contas anuais e assistência estudantil). Os dados são coletados a partir dos relatórios, via técnica de análise documental, considerando em seu recorte transversal os períodos de 2012 e 2017;(2) tratamento, análise e categorização dos dados, dentro do modelo que permite a geração de pontuações relativas aos possíveis níveis de transparência ativa (ausente, insuficiente, parcial, integral); (3) inferências e interpretações consolidadas dos resultados obtidos. Os resultados mostram que desde a sua elaboração, a política de assistência estudantil na instituição não contempla integralmente o princípio da transparência ativa, dado seu nível parcial com que as informações sob este enfoque são apresentadas à sociedade, em suas prestações de contasanuais. Embora a consolidação de resultados indique a parcialidade, é possível demonstrar que dentre os requisitos considerados na composição das pontuações finais, há três que alcançam e mantém seu nível integral de transparência ativa (registro das competências e estrutura organizacional, formas de participação cidadã nos processos decisórios e apoio pedagógico), o que representa um ponto positivo, como também há um que se mantém com nível ausente (respostas a Perguntas mais frequentes da sociedade), considerado então como um ponto latente que requer melhoria. Este estudo reafirma resultados anteriores que apontam o déficit de transparência ativa nas instituições federais de ensino, mas além de identificar em que medida ela é contemplada, desloca o olhar para compreender que a transparência se manifesta de maneira multidimensional, pois, além da aderência aos requisitos normativos mínimos, deve traduzir os variados aspectos sociais da instituição, incorporando-se como uma ferramenta de avaliação, cuja informação institucional produzida, voluntária ou não, esteja ao alcance da compreensão da sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectControle vertical – Controle horizontalpt_BR
dc.subjectLiberdade de informaçãopt_BR
dc.subjectAssistência – Representação estudantilpt_BR
dc.subjectDemonstração de contaspt_BR
dc.titleO que os olhos não veem a sociedade não sente: a política de assistência estudantil no IFPE e o princípio da transparência ativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARMO, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4636550004159572pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9239694750101587pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to identify the extent to which the annual management report addresses the principle of active transparency with regard to student care policy at IFPE. The methodology uses the qualitative and quantitative approach, being descriptive, applied and characterized in its investigation as a case study, applying the content analysis method in three steps: (1) elaboration of an analysis model based on adherence to normative requirements related to three dimensions (Access to Information Law, annual accountability and student assistance). Data are collected from the reports, via document analysis technique, considering in its crosssection the periods of 2012 and 2017; (2) treatment, analysis and categorization of data, within the model that allows the generation of scores related to the possible levels of active transparency (absent, insufficient, partial, integral); (3) inferences and consolidated interpretations of the results obtained. The results show that since its elaboration, the student assistance policy in the institution does not fully contemplate the principle of active transparency, given its partial level with which the information under this approach is presented to society in its annual accounts. Although the consolidation of results indicates partiality, it is possible to demonstrate that among the requirements considered in the composition of the final scores, three reach and maintain their full level of active transparency (registration of competencies and organizational structure, forms of citizen participation in decision making and pedagogical support), which represents a positive point, as there is also one that remains with an absent level (answers to society's Frequently Asked Questions), considered then as a latent point that requires improvement. This study reaffirms previous results that point to the deficit of active transparency in federal educational institutions, but in addition to identifying the extent to which it is contemplated, shifts the gaze to understand that transparency manifests itself in a multidimensional manner, because, in addition to adherence to the requirements minimum standards, should translate the various social aspects of the institution, incorporating itself as an evaluation tool, whose institutional information produced, voluntary or not, is within the comprehension of societypt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8558188425516554pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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