Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38624
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, André dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Harrison Vinícius Amaral da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T19:32:49Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T19:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Harrison Vinícius Amaral da. Efeito de um programa de intervenção estruturado com técnicas do jiu-jitsu brasileiro na atenção visual e no desempenho escolar em adolescentes: ensaio clínico randomizado. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38624 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de um programa de intervenção baseado no JIU-JITSU Brasileiro na atenção visual e no desempenho escolar em adolescentes do ensino fundamental. Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado com adolescentes de idade entre 10 e 12 anos, ambos os sexos, sorteados em dois grupos: Programa JIU-JITSU Brasileiro (GJJB, n = 17) e Grupo Controle (GC n = 18). O GJJB participou de um programa de aulas de JIU-JITSU brasileiro divididas em aquecimento, técnicas, combate e/ou simulação de luta. A intensidade média das intervenções foi moderada a vigorosa. O programa aconteceu por 6 semanas, 3 vezes na semana com 60 minutos de duração por sessão, enquanto o GC aguardava na lista de espera. Os testes de desempenho escolar (TDE), de atenção visual (Tavis-4) foram aplicados pré e após as 6 semanas. As equações de estimativas generalizadas (Generalized Estimating Equations - GEE) foram utilizadas para verificar a interação entre tempo (pré vs. pós) e intervenções (GJJB vs. GC). Os participantes assiduamente engajados por 6 semanas no GJJB tiveram diferença estatística significante com diminuição dos Erros por Omissão (EPO) no teste da atenção seletiva [pré=7,76(5,26) vs pós=5,53(4,27)] e aumento do escore do teste de leitura referente ao desempenho escolar [pré=59,70(5,14) vs pós=63,17(4,95)]. O GC apresentou diferença estatística significante com diminuição no escore de teste de aritmética [pré= 16,38(4,57) vs pós=14,00(4,95)] e escore geral [pré= 99,72(20,36) vs pós=95,83(23,12)]. Em conclusão, o programa de intervenção estruturado com técnicas do JIU-JITSU brasileiro influencia de maneira positiva a atenção visual e o desempenho escolar de adolescentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Artes marciais | pt_BR |
dc.title | Efeito de um programa de intervenção estruturado com técnicas do jiu-jitsu brasileiro na atenção visual e no desempenho escolar em adolescentes : ensaio clínico randomizado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0273191063626079 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of the present study was to investigate the effect of an intervention program based on the Brazilian JIU-JITSU on visual attention and school performance in elementary school adolescents This is a randomized controlled clinical trial with adolescents between 10 and 12 years old, both genders, drawn in two groups: Brazilian Jiu-Jitsu Program (BJJG, n = 17) and Control Group (CG n = 18). The BJJG participated in a program of Brazilian Jiu-Jitsu classes divided into warm-up, techniques and combat and / or fight simulation. The average intensity of the interventions was moderate to vigorous. The program took place for 6 weeks, 3 times a week with 60 minutes session duration, while the GC stayed on the waiting list. School performance tests (SPT), visual attention tests (Tavis-4) were applied before and after 6 weeks. Generalized Estimating Equations (GEE) were used to verify the interaction between time (pre vs. post) and interventions (BJJC vs. CG). Participants who assiduously engaged for 6 weeks in the GJJB had a statistically significant difference with a decrease in errors by omission (EO) in the selective attention test [pre = 7.76 (5.26) vs post = 5.53 (4.27)] and increased reading test score for school performance [pre = 59.70 (5.14) vs post = 63.17 (4.95)]. The CG showed a statistically significant difference with a decrease in the arithmetic test score [pre = 16.38 (4.57) vs post = 14.00 (4.95)] and general score [pre = 99.72 (20.36) vs post = 95.83 (23.12)]. In conclusion, the intervention program structured with techniques from the Brazilian JIU-JITSU positively influences the visual attention and school performance of adolescents. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Harrison Vinícius Amaral da Silva.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons