Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38619
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Eliana Célia Ismael da | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, José Mário da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:54:23Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:54:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, José Mário da. Estudos de gêneros na Educação Matemática: as expectativas construídas pelos/as docentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38619 | - |
dc.description | COSTA, Eliana Célia Ismael da, também é conhecida em citações bibliográficas por: ISMAEL, Eliana | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é fundamentada em uma abordagem teórica pós-estruturalista e metodológica qualitativa. Nela, buscou-se compreender como as representações do feminino e do masculino podem produzir expectativas distintas para os sexos e interferir no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, foi analisado como as relações de gênero e as visões estereotipadas de professoras e professores se manifestam nas aulas de matemática, em instituições públicas do Ensino Fundamental, da cidade de Gravatá – PE. Procurou-se compreender como se produzem e se manifestam as divisões de atividades atribuídas às meninas e aos meninos, nas práticas de ensino e aprendizagem da matemática, assim como as expectativas docentes dirigidas aos estudantes quanto à matemática e/ou afins. A pesquisa foi realizada com dez professoras efetivas que atuam há mais de três anos no Ensino Fundamental – anos iniciais. Assim, utilizou-se como instrumentos de coleta entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Foram feitas análises qualitativas de conteúdo dos dados numa perspectiva feminista. Para isso, usou-se de técnicas que permitem maior aproximação de estereótipos nas falas ou significados das falas das professoras. Tal perspectiva compreende que os métodos convencionais de produção científica estão construídos em bases culturais androcêntricas e heteronormativas, tornando-se, assim, limitantes para a análise destes dados. Os resultados apontam silenciamentos, equívocos e visões estereotipadas sobre as relações de gênero, desencadeando processos visíveis de naturalização sobre as demarcações do masculino e do feminino. Tais percepções remetem a processos de ensino-aprendizagem discordantes quanto a questões de gênero, além de reforçarem expectativas, comportamentos e habilidades diferentes e desiguais para meninos e meninas quanto à matemática. A forte presença de estereótipos entre as docentes desta pesquisa demonstra a dependência cultural daquelas quanto às relações de poder que operam sobre a identidade de gênero, sendo estas reprodutoras desses estereótipos. Outra conclusão observada é a não percepção das docentes quanto à influência das práticas pedagógicas sob as relações de gênero voltadas à matemática, as quais impedem o rompimento de discriminações e desigualdades de tratamento entre gêneros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos (Psicologia social) | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Estudos de gêneros na Educação Matemática : as expectativas construídas pelos/as docentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5924782178819030 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1517693011941527 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is based on a poststructuralist theoretical approach and qualitative methodological approach. We sought to understand how female and male representations can produce different expectations for the sexes and interfere in the process of teaching and learning mathematics. For this purpose, it was analyzed how the gender relations and the stereotyped views of female and male teachers are manifested in math classes at public elementary schools in Gravatá - PE. We tried to understand how the divisions of activities attributed to girls and boys are produced and manifested in the teaching and learning practices of mathematics, as well as the teaching expectations directed to students regarding mathematics and / or similar. The research was conducted with ten effective teachers who have worked for more than three years in elementary school. It was used as collection instruments semi-structured interviews and document analysis. Qualitative data content were analyzed from a feminist perspective. For this, it was used techniques that allow greater approximation of stereotypes in the speech or meanings of the teachers' speech. Such perspective understands that the conventional methods of scientific production are built on androcentric and heteronormative cultural bases, thus becoming limiting for the analysis of these data. The results point to silences, misconceptions and stereotyped views on gender relations, triggering visible processes of naturalization on the male and female demarcations. These perceptions refer to discordant teaching-learning processes on gender issues, as well as reinforcing different and unequal expectations, behaviors and skills for boys and girls related to mathematics. The strong presence of stereotypes among the teachers of this research demonstrates their cultural dependence on the power relations that operate on gender identity, being the same reproducers of these stereotypes. Another conclusion observed is the teachers' non-perception of the influence of pedagogical practices on gender relations related to mathematics, preventing the breakdown of discrimination and inequalities of treatment between genders. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Mário da Silva Filho.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons