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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38618

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Saulo Ferreira-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Girlene Callado da-
dc.date.accessioned2020-11-11T20:29:10Z-
dc.date.available2020-11-11T20:29:10Z-
dc.date.issued2020-07-12-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Girlene Callado da. Trajetória escolar dos/das estudantes do campo para o ensino médio: desafios para a garantia de permanência na educação do e no campo e o reconhecimento de suas identidades. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38618-
dc.description.abstractA Educação do Campo tem se apresentado como um tema complexo na conjuntura atual. Resultado de lutas para garantia dos direitos pelos movimentos sociais, conquistou avanços e caminha na busca de outros, em meios aos desafios das políticas públicas de educação. Esta pesquisa busca aprofundar questões sobre os/as estudantes do campo que se deslocam para estudar o ensino médio na cidade. Compreendemos que esse deslocamento implica muitas questões desafiadoras. A pesquisa nasce do seguinte questionamento: “Quais os desafios que a trajetória escolar dos/as estudantes do ensino médio oriundos/as do campo apresenta para o fortalecimento de suas Identidades, no município de Lagoa dos Gatos-PE?”. O objetivo central é compreender os desafios que a trajetória escolar dos/as estudantes do ensino médio oriundos/as do campo, apresenta para o fortalecimento de suas Identidades. As discussões acerca da Educação do Campo estão presentes nos movimentos sociais que lutam por uma educação mais digna e voltada à formação humana e que só será possível no diálogo e envolvimento da própria comunidade nessa construção. Para este estudo, o suporte teórico foi desenvolvido a partir de autores como Arroyo e Fernandes (1999); Borges e Silva (2012); Caldart (2012, 2004); Ghedin (2012); Junior e Mourão (2012); Munarin (2006); Ribeiro (2012); e Santos (2009), que tratam sobre a Educação do Campo. Para dialogar sobre Identidade, temos: Faria e Souza (2011); Freire (1987); Moreira (2013); Perico (2009); Stuart Hall (2006) e Silva (2000); e para tratar sobre territorialidade: Fernandes (2006); Santos (1978, 1998, 2001); Silva, Torres e Lemos (2012); Souza (2000) e Walsh (2008), entre outros. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, fez-se uso de questionário e da entrevista semiestruturada para produção de dados. Apoiados na Análise do Conteúdo de Bardin (2016), analisamos os sentidos das falas dos participantes da pesquisa. As análises nos permitiram concluir que a trajetória dos estudantes é permeada por vários desafios que ocorrem a partir dos processos vivenciados e do deslocamento que precisam fazer entre campo-cidade. A contextualização e a problematização a partir da realidade de cada estudante possibilitou que pudéssemos identificar as principais dificuldades postas pelos mesmos em relação à escola de referência de ensino médio. Há problemas identificados que apontam a não efetivação das políticas públicas para a educação da população do campo, como a ausência de escola no campo e as implicações do deslocamento para a escola da cidade. Compreendemos ainda que o fortalecimento das identidades dos estudantes do campo, por parte da escola, está em construção e nem todos que moram no campo têm necessariamente identidades enraizadas com/em seu território.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação rural - Lagoa dos Gatos (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino médio - Lagoa dos Gatos (PE)pt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia) - Lagoa dos Gatos (PE)pt_BR
dc.titleTrajetória escolar dos/das estudantes do campo para o ensino médio : desafios para a garantia de permanência na educação do e no campo e o reconhecimento de suas identidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1635732707587894pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755039016472671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxRural Education has presented itself as a complex theme in the current situation, the result of struggles to guarantee rights by social movements, has made progress and is looking for others, amidst the challenges of public education policies. This research seeks to deepen questions about rural students who travel to study high school in the city. We understand that this shift involves many challenging questions. The research arises from the following question: “What are the challenges that the school trajectory of high school students from the countryside presents for the strengthening of their Identities, in the city of Lagoa dos Gatos-PE?”. The central objective is to understand the challenges that the school trajectory of high school students, from the countryside, presents for the strengthening of their Identities. Discussions about Rural Education are present in social movements that fight for a more dignified education and focused on human formation and that will only be possible in the dialogue and involvement of the community itself in this construction. For this study, the theoretical support was developed from authors such as Arroyo and Fernandes (1999); Borges and Silva (2012); Caldart (2012, 2004); Ghedin (2012); Junior and Mourão (2012); Munarin (2006); Ribeiro (2012); and Santos (2009), dealing with Rural Education. To talk about Identity, we have: Faria and Souza (2011); Freire (1987); Moreira (2013); Perico (2009); Stuart Hall (2006) and Silva (2000); and to address territoriality: Fernandes (2006); Santos (1978, 1998, 2001); Silva, Torres and Lemos (2012); Souza (2000) and Walsh (2008), among others. It is a qualitative research, using a questionnaire and semi-structured interviews to produce data. Supported by Bardin's Content Analysis (2016), we analyzed the meanings of the research participants' statements. The analyzes allowed us to conclude that the trajectory of the students is permeated by several challenges that occur from the experienced processes and the detachment that they need to do between countryside-city. The contextualization and problematization based on the reality of each student made it possible for us to identify the main difficulties posed by them in relation to the reference high school. There are identified problems that point to the non-implementation of public policies for the education of the rural population, such as the absence of a school in the countryside and the implications of commuting to the city school. We also understand that the strengthening of the identities of rural students, by the school, is under construction and not everyone who lives in the countryside necessarily has identities rooted with / in their territory.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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