Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38592

Compartilhe esta página

Título: Análise de implantação do programa de conservação auditiva em empresas no estado de Pernambuco
Autor(es): PIMENTA, Alcineide da Silva
Palavras-chave: Avaliação em saúde; Perda auditiva induzida por ruído; Saúde do trabalhador; Programa de conservação auditiva
Data do documento: 13-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PIMENTA, Alcineide da Silva. Análise de implantação do programa de conservação auditiva em empresas no estado de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Trata-se de uma pesquisa avaliativa de análise de implantação do tipo 1b, que teve por objetivo avaliar a implantação do programa de conservação auditiva em duas empresas de grande porte no estado de Pernambuco. O estudo foi conduzido em três etapas sendo estas: determinação do grau de implantação do Programa de Conservação Auditiva das empresas avaliadas, sendo: Análise dos contextos políticos e estruturais do das empresas avaliadas e Análise da influência dos contextos políticos e estruturais no grau de implantação das empresas avaliadas. A implantação do Programa de Conservação Auditiva na empresa A foi classificado como „implantado‟ (91,1%), e a empresa B foi classificado como „parcialmente implantado‟ (62,7%). O contexto de implantação da empresa A se apresentou favorável à implantação do programa, tendo como categorias favoráveis: formalização de setor responsável pelo programa, perfil do gestor, atenção prestada à inovação, tamanho, centralização, investimentos para a implantação do programa, conhecimento e acompanhamento dos recursos financeiros disponíveis e consideração da implantação como prioridade na empresa. Na empresa B o contexto foi considerado como desfavorável, tendo como categorias desfavoráveis: a falta da busca parcerias com outras redes de saúde, número de profissionais desproporcional à demanda, necessidade de suporte de outras empresas terceirizadas, falta de priorização de todas as etapas previstas, ações propostas e resultados não são apresentados e discutidos pelos envolvidos, falta de ações de monitoramento e avaliação periódica do programa e pouco investimento em recursos humanos, financeiros e materiais. Houve resultados satisfatórios quanto à implantação do Programa de Conservação Auditiva em ambas as empresas avaliadas. E, apesar das particularidades de cada empresa, é possível relacionar que as características do contexto de implantação influenciarão positiva ou negativamente no funcionamento e resultados do programa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38592
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alcineide da Silva Pimenta.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons