Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38586

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIBONATI, Jeronymo José-
dc.contributor.authorMARTINS, Lucas Candeia-
dc.date.accessioned2020-11-10T18:19:04Z-
dc.date.available2020-11-10T18:19:04Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Lucas Candeia. Avaliação das práticas de controle interno e gestão de risco de prefeituras brasileiras com base no modelo COSO-ERM. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38586-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo analisar os sistemas de controle interno e as práticas de gerenciamento de riscos de municípios brasileiros com o framework do COSOERM, além de compreender quais variáveis explicam os resultados. A fim de alcançar o objetivo, foram procedidas duas pesquisas com metodologias distintas, reportados em formato de artigos científicos. O primeiro artigo, com abordagem quantitativa, apresenta os resultados de pesquisa realizada a partir do envio de questionário à 135 servidores municipais, que desempenham as funções de secretários municipais ou assessores das áreas de finanças, saúde, educação, obras/infraestrutura, além do setor de controle interno, pertencentes a 91 prefeituras com mais de 200 mil habitantes. Utilizando o índice de semelhança de Jaccard, foi feito teste de correlação desta semelhança com características institucionais (dependência financeira, dívida per capita e receita per capita) e sociais (população e variação populacional do município). Dentre os resultados, destaca-se a que os municípios participantes da pesquisa têm adotado práticas de controles internos e gerenciamento de riscos de forma diferenciada em relação aos oito componentes do COSO-ERM. Os municípios com maior receita per capita, maior população e menor dependência de transferência têm maior atenção a estas práticas. No índice geral, os maiores municípios tendem a possuir semelhanças com a estrutura do COSOERM. Já o segundo artigo, com abordagem qualitativa, utilizou da estratégia de estudo de caso e objetivou verificar o estado das práticas de controle interno e gerenciamento de riscos de uma grande prefeitura brasileira com base no COSO-ERM. Este artigo emprega a análise documental de diversos relatórios e legislações do município para identificar afirmações semelhantes com os componentes do COSO-ERM. Complementarmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas representantes do governo do município, a primeira da secretaria de planejamento e a segunda da controladoria geral do município, a fim de identificar quais os benefícios e motivações para a adoção das práticas identificadas como semelhantes ao COSO-ERM. Pôde-se concluir que este município vem empenhando esforços para implantar um sistema formal de gerenciamento de riscos, o que pode contribuir para a criação de valor às partes interessadas, que compreende, principalmente, os munícipes. Em relação às semelhanças do sistema de controles internos e práticas de gerenciamento de riscos adotadas pelo município em relação ao COSO-ERM, pode-se citar como positiva a visão de que o controle interno não é papel apenas da controladoria. Como benefícios, verificou-se que a gestão de riscos vem ajudando o município na disseminação e maior conhecimento das funções exercidas por cada servidor e qual o papel do mesmo na consecução dos objetivos da organização. Entretanto, 6 foram detectados distanciamentos entre as práticas de gestão de riscos em relação ao framework COSO-ERM, tal como o fato narrado de que o código de ética do município não tem ampla divulgação e conhecimento pelos servidores e a falha de comunicação interna decorrente da não integração dos sistemas da prefeitura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCOSO-ERMpt_BR
dc.subjectGestão de riscospt_BR
dc.subjectSistema de controle internopt_BR
dc.titleAvaliação das práticas de controle interno e gestão de risco de prefeituras brasileiras com base no modelo COSO-ERMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7617778209744461pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6764396616373892pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this dissertation was to analyze the internal control systems and risk management practices of Brazilian municipalities with the COSO-ERM framework, in addition to understanding which variables explain the results. In order to achieve the objective, two researches were carried out with different methodologies, reported in the form of scientific articles. The first article, with a quantitative approach, was made from the sending of a questionnaire to 135 municipal employees, who perform the functions of municipal secretaries or advisors in the areas of finance, health, education, works / infrastructure, in addition to the internal control sector, belonging to 91 municipal government of cities with more than 200.000 people. After calculating the Jaccard similarity index, a correlation test of this similarity was performed with institutional and social variables (financial dependence, debt per capita, income per capita, population and population variation in the municipality). Among the results, it is noteworthy that the municipalities participating in the research have adopted practices of internal controls and risk management in a different way in relation to the eight components of COSO-ERM. The municipalities with the highest income per capita, the largest population and the least dependence on transfers have more attention to these practices. In the general index, the largest municipalities tend to have similarities with the framework. The second article, with a qualitative approach, used the case study strategy and aimed to verify the state of the internal control and risk management practices of a large Brazilian city hall based on the COSO-ERM. This article uses documentary analysis of various reports and legislation from the municipality to identify similar statements with the components of COSO-ERM. In addition, semi-structured interviews were conducted with two representatives of the municipality's government, the first from the planning department and the second from the municipality's general controllership, in order to identify the benefits and motivations for the adoption of practices identified as similar to COSO-ERM . It could be concluded that this municipality has been making efforts to implement a formal risk management system, which can contribute to the creation of value for interested parties, which mainly comprises citizens. Regarding the similarities of the internal control system and risk management practices adopted by the municipality in relation to COSOERM, the view that internal control is not just the role of controllership can be mentioned as positive. As benefits, it was verified that the risk management has been helping the municipality in the dissemination and greater knowledge of the functions performed by each employee and what is the role of the same in the achievement of the organization's objectives. However, gaps were detected between risk management practices in relation to the COSO-ERM framework, 8 such as the fact that the municipality's code of ethics does not have wide dissemination and knowledge by public servants and the failure of internal communication resulting from not integration of city hall systems.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucas Candeia Martins.pdf722,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons