Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38583

Compartilhe esta página

Título: A influência da religiosidade e das práticas religiosas, mediadas pela personalidade, na atuação do indivíduo no contexto organizacional
Autor(es): SANTOS, Camila Rodrigues Silva
Palavras-chave: Religião; Personalidade; Liderança
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Camila Rodrigues Silva. A influência da religiosidade e das práticas religiosas, mediadas pela personalidade, na atuação do indivíduo no contexto organizacional. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho foi construído com base na Hipótese Central de que a Religiosidade e as Práticas Religiosas, mediadas pela personalidade, influenciam positivamente a atuação do indivíduo no contexto organizacional, de maneira a refletir no seu desempenho, especialmente nas relações interpessoais, nas práticas de liderança e no discurso inclusivo disseminado na organização. O objetivo geral é explorar a Religiosidade e a Prática Religiosa, vistas sob a perspectiva de frequência a cultos, práticas oratórias, experiências com o divino, as relações interpessoais, ações e atividades pastorais, catequéticas ou sociais, promovidas e estimuladas por uma instituição religiosa, de maneira a verificar a influência destas atividades na formação da personalidade do indivíduo e as possíveis contribuições para a atuação dele no trabalho, além de identificar impactos nas práticas de liderança e no sentimento de inclusão do indivíduo em relação ao grupo de trabalho. Este estudo quantitativo compreende uma amostra de 456 indivíduos, que sejam vinculados a uma denominação religiosa, e possuam vínculo empregatício. A coleta foi feita através de formulário online, composto de 43 questões, abarcando dados demográficos, religiosidade e práticas religiosas, ocupação, relações de trabalho e sucesso profissional, aspectos da personalidade, liderança e sentimento de inclusão percebido no grupo de trabalho e religioso. Como resultado, tem-se que a Religiosidade, a partir da dimensão de Personalidade “Agradabilidade”, tem influência positiva sobre o comportamento de seus seguidores no que diz respeito a relações interpessoais. Em relação ao trabalho, as pessoas com vivência religiosa mais intensa se sentem mais satisfeitas no que diz respeito à relação com colegas. Sobre a Liderança, a Religiosidade Influencia em aspectos como carisma, comunicação, resolução de conflitos, apoio, iniciativa, criatividade, e capacidade de delegar tarefas. A Religiosidade ainda contribui para o sentimento de Pertença e percepção de afeto do indivíduo. Destaca-se, portanto, o papel de influência da Religiosidade em relação aos aspectos de sociabilidade e interação do indivíduo no ambiente de trabalho. Os resultados podem ser utilizados como orientação para promover suas pesquisas ou a atuação na liderança e inclusão organizacional, além de refletir sobre o papel da religião na sociedade, no comportamento e na formação da personalidade do indivíduo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38583
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Camila Rodrigues Silva Santos.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons