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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38521
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Título: | Defasagem escolar dos alunos entre 15 e 17 anos : uma análise do Benefício Variável Jovem |
Autor(es): | LIMA, Renata Barros de |
Palavras-chave: | Política pública; Programa Bolsa Família (Brasil); Defasagem escolar; Educação – Aspectos econômicos |
Data do documento: | 24-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIMA, Renata Barros de. Defasagem escolar dos alunos entre 15 e 17 anos: uma análise do Benefício Variável Jovem. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O Objetivo deste trabalho é analisar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) na defasagem escolar nos jovens de 15 a 17 anos. A ampliação do programa em 2007, por meio do Benefício Variável Vinculado ao Adolescente possibilita à família beneficiária, que tenham em sua composição jovens de 16 e 17 anos o recebimento de até dois repasses monetários. O método utilizado para verificar o efeito do PBF sobre a defasagem escolar foi o método de Propensity Score Matching com dados secundários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios das Pessoas – PNAD 2009. Também foram estimados modelos de regressão utilizando, alternativamente o recebimento do programa Bolsa Família sobre a defasagem escolar. Os resultados mostraram que o efeito do Programa Bolsa Família sobre a distorção idade-série dos alunos de 15 a 18 anos se mostrou não significativos, porém, alguns fatores não coletados pelas amostras podem estar correlacionados aos resultados apresentados. Um deles é o custo de oportunidade das famílias pobres em manterem os jovens na escola. Com respeito ao total de jovens elegíveis e defasados, apresentado pela amostra, verifica-se que um maior número destes está entre os que não recebem o benefício do Bolsa Família, ou seja, o fato de não participar do Programa pode estar correlacionado com o aumento das chances de defasagem escolar. |
Descrição: | MELO, Natália Maria Leitão de, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITÃO, Natália |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38521 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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