Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38496

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorSILVA, Tarcísio Noé da-
dc.date.accessioned2020-11-05T02:56:39Z-
dc.date.available2020-11-05T02:56:39Z-
dc.date.issued2016-09-21-
dc.date.submitted2020-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, Tarcísio Noé da. Tecnologia da informação nas empresas de varejo : um estudo sobre os impactos organizacionais da tecnologia da informação na percepção dos colaboradores de uma empresa do setor de aviamentos. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38496-
dc.description.abstractA tecnologia da informação é um assunto eminente no contexto organizacional das empresas de varejo, e compreende-la na percepção dos colaboradores da organização significa buscar uma visão mais realista de seus impactos organizacionais, baseando-se na efetividade do dia-a-dia da empresa, e nessa perspectiva, contribuir para alcançar a eficiência no que se refere ao sistema sociotécnico da organização. Isto posto, a presente pesquisa configura-se como um estudo de caso realizado em uma empresa do setor de aviamentos, tendo como objetivo, identificar e analisar os principais impactos organizacionais, da tecnologia da informação, na percepção dos colaboradores da empresa pesquisada. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário estruturado, obtendo então, um total de 36 questionários respondidos, cuja análise dos dados revelaram 5 principais impactos organizacionais da tecnologia da informação e alguns fatores críticos na relação entre o sistema social e técnico da empresa, nos quais se respaldaram as proposições de melhorias a serem realizadas. Concluindo-se, por intermédio dos resultados obtidos com a pesquisa, que os colaboradores da empresa percebem a tecnologia da informação como algo de grande importância na organização, e reconhecem os impactos significativos de sua aplicação na empresa.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleTecnologia da informação nas empresas de varejo : um estudo sobre os impactos organizacionais da tecnologia da informação na percepção dos colaboradores de uma empresa do setor de aviamentos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751217A4pt_BR
dc.description.abstractxInformation technology is a prominent issue in organizational retail business context, and understand it in the perception of the organization's employees means to seek a more realistic view of their organizational impacts, based on the effectiveness of day-to-day business and this perspective, contribute to achieving efficiency in regard to sociotech- system of the organization. That said, this research sets up as a case study in a company in the haberdashery sector, aiming to identify and analyze the main impacts of information technology in the perception of the employees of the company searched. To this end, a literature and empirical research was carried out using as a data collection instrument, a structured questionnaire, obtaining then a total of 36 questionnaires, whose analysis of the data revealed five key organizational impacts of information technology and some critical factors the relationship between the social and technical system of the company, in which it endorsed the improvements of propositions to be made. Concluding, through the results obtained from the research that the company's employees perceive information technology as something of great importance in the organization, and recognize the significant impact of their implementation in the company.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Tarcísio Noé da.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons