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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38468

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Título: O épico sertanejo de Ariano Suassuna : o mito d’A Pedra do Reino
Autor(es): SILVA, Natacha Guedes da
Palavras-chave: Ariano Suassuna; A Pedra do Reino; Épico; Literatura comparada
Data do documento: 9-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Natacha Guedes da. O épico sertanejo de Ariano Suassuna: o mito d’A Pedra do Reino. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente dissertação de mestrado intitulada O épico sertanejo de Ariano Suassuna: o mito d’A Pedra do Reino, pretende analisar a obra Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue Vai-e-Volta, do anteriormente mencionado escritor paraibano, através de uma análise comparativa entre esta e textos épicos da tradição clássica. Tendo em vista a máxima comparativa que, todo texto é absorção e réplica de seus anteriores, bem como a constatação de que o gênero textual está intrinsecamente interligado à sociedade em que sobrevive e está inserido, buscaremos apresentar os pontos de interseção em que a obra de Suassuna cruza com os épicos clássicos e aqueles em que se distancia deste, buscando no Romance a liberdade necessária para a escrita de uma tão plural quanto a cultura sertaneja. Tais distanciamentos serão pontuados e explicados levando em consideração os pressupostos literários estabelecidos pelo escritor/narrador/personagem Pedro Dinis Quaderna, cujas aspirações de enaltecer a raça castanha, prevalece sobre sua escrita. Pondo em cheque fatos históricos nacionais, como por exemplo o massacre de Pedra Bonita, que serve de inspiração para o mito familiar de Quaderna, ao longo da obra este relata a história de sua família e do reino encantado do qual é descendente, a partir de seu ponto de vista singular. A partir deste estudo, buscaremos concluir que, assim como Ariano Suassuna busca através do Movimento Armorial harmonizar a arte erudita e a popular, Quaderna vai até as raízes do gênero épico e o reescreve a partir de sua vontade de exaltar a beleza da arte popular nacional, mais especificamente a sertaneja. Foram tomados como base teórica os estudos sobre o gênero textual épico realizados por WEBER (2009), HEGEL (1997), STAIGER (1997) KAYSER (1976) e SILVA (1987), os princípios da Literatura Comparada apresentados por CARVALHAL (2003), NITRINI (1997), CÂNDIDO (2002), GUILLÉN (1985), estudos sobre o mito feitos por ELIADE (2006) e CAMPBELL (2008) e por fim, as análises do legado Suassuniano e do seu Movimento Armorial por NEWTON JÚNIOR (1999), NUNES (2010), TAVARES (2007), SUASSUNA (2008), LUYTEN (1984), FARIAS (2008), ARENDT (2013) e ALBUQUERQUE JÚNIOR (2009).
Descrição: SILVA, Natacha Guedes da, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUEDES, Natacha
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38468
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

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