Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38449

Compartilhe esta página

Título: Proposição de um framework de governança de tecnologia da informação para pequenas e médias empresas : a busca pelo aumento do valor da tecnologia da informação para o negócio
Autor(es): SILVA, Humberto Caetano Cardoso da
Palavras-chave: Governança de TI; Valor da TI para o negócio; Pequenas e médias empresas
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Humberto Caetano Cardoso da. Proposição de um framework de governança de tecnologia da informação para pequenas e médias empresas: a busca pelo aumento do valor da tecnologia da informação para o negócio. 2019. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Apesar da grande importância das pequenas e médias empresas (PME) para a economia nacional, ainda se registra uma alta taxa de mortalidade das mesmas, por vários fatores de ordem estrutural. Entretanto, utilizar-se de recursos da tecnologia da informação (TI) de forma adequada pode trazer benefícios como eficiência e melhor competitividade, proporcionando uma noção de valor a TI para o negócio. Isso faz que as PME, como usuárias de TI, necessitem, em algum nível, de governação. A partir dessa constatação, a presente tese tencionou apresentar um framework de governança de TI para o contexto de PME que direcione ao aumento do valor da TI para o negócio. Para tanto, foram utilizadas lentes teóricas apropriadas (teoria da agência, teoria do contrato relacional e teoria da contingência), além de dimensões organizacionais largamente utilizadas na literatura de governança de TI (estrutural, relacional e processual). Ato contínuo, para a operacionalização da pesquisa foi realizado um estudo com PME do setor de serviços em duas etapas, sendo a etapa inicial quantitativa e a etapa final qualitativa. Na etapa quantitativa, foi possível ratificar que as dimensões mencionadas para governança de TI se fizeram, de fato, presentes no contexto e houve ênfase em mecanismos relacionais. Foi possível então estimar níveis de maturidade de governança de TI para PME e os explicitar numa relação com o valor da TI para o negócio. Na etapa seguinte, qualitativa, novos mecanismos relacionais, que não estavam presentes em outros estudos recentes sobre governança de TI, puderam ser identificados e incorporados ao framework e foram constatadas variantes importantes em relação aos benefícios informacionais do constructo valor da TI para o negócio, suscitando certa indiferença da dimensão informacional à imposição da governança, reforçando, ainda, uma ideia de gradação de maturidade. Os resultados alcançados corroboraram a ideia da proposição teórica do framework de governança de TI para PME, considerando-o também aderente ao histórico da governança de TI nos moldes da academia e, por fim, em adição, a sua aplicação prática reverberou a ideia de maturidade associada à percepção de valor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38449
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Humberto Caetano Cardoso da Silva.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons