Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38363

Share on

Title: Genética populacional do complexo Hohenbergia ridleyi (Baker) MEZ no nordeste brasileiro
Authors: JESUS, Jéssica Figuerêdo Campos de
Keywords: Floresta Atlântica; Bromélias; Diversidade genética
Issue Date: 24-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: JESUS, Jessica Figuerêdo Campos de. Genética populacional do complexo Hohenbergia ridleyi (Baker) MEZ no nordeste brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Avaliar a diversidade e estrutura genética de populações espacialmente isoladas possibilita ampliar o entendimento acerca dos padrões de distribuição das espécies bem como auxiliar em ações de manejo para conservação dos ambientes naturais. A família Bromeliaceae é evolutivamente reconhecida pela grande diversidade morfológica e radiação adaptativa, com diversificação na Floresta Atlântica do leste brasileiro. Nessa região Hohenbergia ridleyi (Baker) apresenta distribuição longitudinal, sendo tratada no presente trabalho como um complexo específico, incluindo H. ramageana e H. isepponae, as quais são simpátricas em sua região tipo no estado de Pernambuco, ocorrendo tanto em Floresta Atlântica costeira como em brejos de altitude, como também as espécies H. edmundoi e H. salzmanii que são comumente confundidas como pertencentes ao grupo. Esse trabalho teve como objetivos: (i) realizar a caracterização da diversidade genética de espécies de Hohenbergia que pertencem ao complexo ridleyi, (ii) identificar os possíveis efeitos dos principais eventos evolutivos que moldaram os membros do complexo, através do acesso à estrutura genética, (iii) testar a coesão de espécies dentro do complexo ridleyi através da análise das diferenças genéticas entre os espécimes identificados como H. edmundoi, H. ramageana, H. ridleyi e H. salzmanii, tendo como hipótese que os espécimes compreendem uma única espécie. Para tal, foram aplicados dez marcadores microssatélites, sendo sete nucleares (Ac11, Ac25, Ac40, Ac50, Acom12.12, Acom64.22 e Acom71.3) e três cloroplastidiais (N10, N15, N16), em um total de 181 indivíduos pertencentes a 16 populações do complexo. As populações apresentaram baixa diversidade genética, os valores de heterozigosidade observada foram menores que os da heterozigosidade esperada. Foram obtidos 45 haplótipos com mais da metade sendo considerados privados, distribuídos em 12 das 16 populações. Os valores do teste de AMOVA indicam uma maior diferenciação genética dentro das populações (84.82%), revelando que as populações são mais similares entre si (3,29%), informação confirmada pelo baixo valor obtido do Fst (0.1518). Os resultados obtidos sugerem um fluxo gênico efetivo devido à polinização entre as populações do complexo, as quais apresentam uma estruturação genética distribuída em quatro clusters (K=4), com agrupamento por tipo da floresta. Essa é a primeira evidência de alta mistura em Hohenbergia, o que justifica a dificuldade em delimitar espécies dentro do grupo. Neste caso, as espécies H. edmundoi, H. ramageana, H. ridleyi e H. salzmanii correspondem a uma única entidade biológica, com grandes diferenças morfológicas. Portanto, tratamentos taxonômicos morfológicos devem ser suportados, com a definição de novos nomes, para evitar a extinção formal devido à sinonimização de diferentes morfotipos. Assim, cada morfotipo pode ser considerado para conservação.
Description: JESUS, Jéssica Figuerêdo Campos de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: FIGUERÊDO-CAMPOS, Jéssica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38363
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Jéssica Figuerêdo Campos de Jesus.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons