Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38360

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorSOUZA, Pamella de Lima-
dc.date.accessioned2020-10-19T18:43:33Z-
dc.date.available2020-10-19T18:43:33Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Pamella de Lima. A fábula como instrumento para a produção de textos argumentativos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental - anos finais. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38360-
dc.description.abstractHá pelo menos três décadas, o ensino de língua portuguesa, considerando o texto como unidade básica da comunicação e realizado através do estudo de gêneros textuais, está presente nos documentos que regulam a educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e também no mais recente marco regulatório da educação nacional, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), por exemplo. Diante de tal cenário, como fazer com que os alunos consigam compreender o fenômeno da argumentação e sua importância para a expressão de opiniões e, consequentemente, de atitudes? A partir de tal questionamento, esta pesquisa tem por objetivo utilizar a leitura crítica/reflexiva de fábulas para desenvolver a compreensão de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o fenômeno da argumentação através da produção de respostas discursivas como expressão de opinião, considerada fundamental para a formação da cidadania, autonomia e protagonismo dos alunos. Para tanto, é utilizada como base teórica a concepção de texto enquanto evento social em que os sujeitos, através da interação, produzem sentidos, apresentada por pesquisadores como Marcuschi (2008), Koch e Elias (2013, 2017), Bakhtin (2011) e Antunes (2017). Lastreiam a pesquisa, também, a concepção bakhtiniana de gêneros textuais (BAKHTIN, 2011), reiterada por Marcuschi (2003, 2008), bem como o trabalho com a argumentação presente em Koch (2011), Charadeau (2016) e, à luz da Nova Retórica, em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2017). Sobre a escrita, seguiu os postulados de Riolfi (2008), Flach (2018) e Luciano (2019), além dos estudos sobre o gênero fábula e suas características oferecidos por Ubiali (2013), Farencena (2011), SaviolI & Fiorin (1991) e Portela (1983). Por tratar-se de uma pesquisa, em parte, documental e uma pesquisa ação, foi realizada uma intervenção em sala de aula baseada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2011), Flower e Hayes (1981) e Cambourne (1988). A análise de dados apresenta progresso dos estudantes em relação à escrita argumentativa e especificidades do gênero fábula, permitindo, portanto, afirmar que a sequência desenvolvida é um instrumento relevante para o trabalho docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRespostas discursivaspt_BR
dc.titleA fábula como instrumento para a produção de textos argumentativos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – anos finaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5092299170380807pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxFor at least three decades, portuguese language teaching, considering the text as a basic unit of communication and carried out through the study of textual genres, has been present in the documents that regulate Brazilian education, such as the National Curriculum Parameters (PCN), and also in the most recent regulatory framework of national education, the Common National Curriculum Base (BNCC), for example. In view of this scenario, how can students understand the phenomenon of argumentation and its importance for the expression of opinions and, consequently, attitudes? Based on this questioning, this research aims to use the critical/reflexive reading of fables to develop the understanding of students in the 6th grade of elementary school about the phenomenon of argumentation through the production of discursive answers as an expression of opinion, considered fundamental for the formation of citizenship, autonomy and protagonism of students. For this purpose, the conception of text as a social event in which the subjects, through interaction, produce meanings, presented by researchers such as Marcuschi (2008), Koch and Elias (2013, 2017), Bakhtin (2011) and Antunes (2017) is used as a theoretical basis. The research also supported the Bakthinian conception of textual genres (BAKHTIN, 2011), reiterated by Marcuschi (2003, 2008), as well as the work with the argumentation present in Koch (2011), Charadeau (2016) and, in the light of the New Rhetoric, in Perelman and Olchtbres-Tyteca (2017). On writing, it followed the postulates of Riolfi (2008), Flach (2018) and Luciano (2019), in addition to studies on the fable genre and its characteristics offered by Ubiali (2013), Farencena (2011), SaviolI & Fiorin (1991) and Portela (1983).Because this is partly documentary research and action research, a classroom intervention was carried out based on the studies of Dolz and Schneuwly (2011), Flower and Hayes (1981) and Cambourne (1988). Data analysis presents students' progress in relation to argumentative writing and specificities of the fable genre, thus allowing us to affirm that the sequence developed is a relevant instrument for teaching work.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pamella de Lima Souza.pdf4,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons