Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38353

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de pellets revestidos de liberação prolongada a partir de sistema aciclovir e hidróxido duplo lamelar
Autor(es): SILVA, Laysa Creusa Paes Barreto Barros
Palavras-chave: Herpes simples; Fármacos; Pellets de medicamentos
Data do documento: 9-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Laysa Creusa Paes Barreto Barros. Desenvolvimento de pellets revestidos de liberação prolongada a partir de sistema aciclovir e hidróxido duplo lamelar. 2019. Dissertação (Mestrado em Inovação Terapêutica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A herpes simples é uma doença altamente prevalente e endêmica em todo o mundo, que além de causar lesões incomodas, pode levar a complicações como encefalites e meningites. O principal fármaco para o tratamento dessa doença é o aciclovir (ACV), que apresenta limitações como baixa disponibilidade e meia vida plasmática curta, sendo necessária a administração de várias doses diárias, aumentado a incidência de efeitos adversos e reduzindo a adesão dos pacientes ao tratamento. Os hidróxidos duplos lamelares (HDL) vêm recebendo grande atenção no desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos, devido à capacidade que esses sólidos inorgânicos apresentam, de intercalar na sua região interlamelar, ou adsorver em sua vasta área superficial, substâncias biologicamente ativas, a utilização de polímeros também vem sendo amplamente pensada quando se trata de carreamento e liberação de fármacos. Aliado a esses excipientes inteligentes estão as formas farmacêuticas inovadoras, como os pellets, que podem colaborar com a ação dos sistemas carreadores promovendo modificações na liberação de fármacos. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de pellets de liberação prolongada do ACV utilizando HDL e polímero lipossolúvel como carreadores. Para isso, foi realizado, a síntese e caracterização de MgAl-Cl-HDL, e obtenção de sistemas HDL:ACV nas proporções 1:1, 1:2, 2:1 e 3:1 pelas técnicas de spray-drying e liofilização e posterior obtenção dos pellets a partir do sistema com melhor comportamento na modulação da dissolução, utilizando juntamente polímero lipossolúvel como excipiente inteligente na formulação e adicionalmente no revestimento dos pellets. Os materiais foram caracterizados pelas técnicas de difração de raios-X (DRX), termogravimetria (TG), espectroscopia no infravermelho (FTIR), tamanho de partícula e granulometria dos pellets, sendo realizado, também, estudo de dissolução in vitro dos sistemas HDL:ACV e dos pellets. Dentre os resultados obtidos constatou-se que apesar do rendimento dos sistemas obtidos por spray-drying serem inferior aos obtidos por liofilização, a técnica apresentou-se promissora visto que, as microesferas demonstraram liberação modificada do fármaco, com destaque ao sistema 3, utilizado na obtenção de pellets contendo polímero. Os pellets revestidos, atingiram cerca de 80 % de liberação em aproximadamente 21 horas. Esses resultados foram decorrentes da combinação entre o sistema 3 e a capacidade de modulação da liberação do polímero utilizado no revestimento da forma farmacêutica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38353
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Inovação Terapêutica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Laysa Creusa Paes Barreto Barros Silva.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons