Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38351

Comparte esta pagina

Título : Capacidades dinâmicas : análise das mudanças estratégicas de hotéis do Cabo de Santo Agostinho e de Porto de Galinhas, em Pernambuco
Autor : DOMINGOS, Wendell de Moura
Palabras clave : Mudanças estratégicas; Hotelaria; Porto de Galinhas
Fecha de publicación : 9-jul-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DOMINGOS, Wendell de Moura. Capacidades dinâmicas: análise das mudanças estratégicas de hotéis do Cabo de Santo Agostinho e de Porto de Galinhas, em Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Uma das questões mais discutidas no campo da administração estratégica, nos mais diversos segmentos de atuação e mesmo diante de mercados turbulentos, é como algumas organizações obtêm vantagem competitiva, ainda que estejam inseridas sob as mesmas condições contextuais externas e desenvolvam recursos internos semelhantes. Partindo dessa premissa, esta investigação tem o objetivo de analisar como as capacidades dinâmicas influenciaram as mudanças estratégicas de hotéis localizados no entorno do Complexo Industrial e Portuário de Suape (CIPS), no período entre 2007 e 2019. As transformações econômicas ocasionadas pela oscilação de investimentos no complexo exigiram dos meios de hospedagem, inseridos nessa região, flexibilidade para adaptarem-se às novas demandas do mercado. Para alcançar esse propósito foram elaborados os seguintes objetivos específicos: investigar as mudanças estratégicas dos hotéis analisados decorrentes das transformações mercadológicas do CIPS; identificar as capacidades dinâmicas que fundamentam as mudanças estratégicas dos hotéis selecionados; e, analisar a existência de semelhanças e diferenças na relação entre as mudanças estratégicas e as capacidades dinâmicas de hotéis localizados na Região Costeira do Cabo de Santo Agostinho e na Região de Porto de Galinhas. A abordagem qualitativa foi utilizada para atender aos objetivos propostos. Foram realizadas análise de documentos que fornecem informações acerca da dinâmica econômica na localidade; e, entrevistas semiestruturadas, com colaboradores de hotéis que atuaram na região no período determinado. Os resultados obtidos demonstram que os hotéis passaram por dois momentos de adaptação nesse período. As mudanças executadas pelas empresas foram: diversificação, diferenciação e enfoque. Ademais, foram identificadas capacidades dinâmicas que deram suporte às mudanças estratégicas, a saber: capacidade de aprendizagem, gerenciar ameaças e mitigar riscos, descarte de recursos ineficientes, qualificação, renovação e turística. Portanto, foi possível observar que os microfundamentos dessas capacidades dinâmicas, a saber: a reconfiguração dos recursos internos para adequação ao ambiente externo; criação de lealdade e comprometimento dos funcionários; protocolos de tomada de decisão; tomada de decisão descentralizada; abandono dos recursos ineficazes; gestão do conhecimento; e, geração de atendimento personalizado ao turista, influenciaram as mudanças estratégicas dos hotéis analisados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38351
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wendell de Moura Domingos.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons