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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38335

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Rafael da Silveira-
dc.contributor.authorSILVA, Natália Romana Gomes da-
dc.date.accessioned2020-10-14T13:21:03Z-
dc.date.available2020-10-14T13:21:03Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Natália Romana Gomes da. Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do serviço de atenção domiciliar: Programa Melhor em Casa. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38335-
dc.description.abstractA atenção domiciliar surge como uma ferramenta de mudança e adequação do cuidado frente a população de idosos, que cresce de forma acelerada devido as transições demográfica e epidemiológica no país. Neste contexto, a pesquisa objetivou avaliar a satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do serviço de atenção domiciliar por meio do Programa Melhor em Casa e seus fatores associados. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, baseado em dados secundários originados na pesquisa nacional da Ouvidoria Geral do SUS. Foram entrevistados através de um questionário 5.595 cuidadores e 950 idosos. Quatro perguntas relacionadas a satisfação foram unidas para formulação da variável dependente por meio da Análise de Classes Latentes e 13 perguntas foram utilizadas como variáveis independentes. Mostraram-se satisfeitos com o serviço, 93,7% dos idosos e 90,2% dos cuidadores. E após a análise multivariada, as variáveis que apresentaram associação com a satisfação foram: também serem acompanhados por uma Equipe de Saúde da Família (Idoso: OR=4,22; p=0,014), o menor tempo entre o encaminhamento e a primeira visita (Idoso:OR=10,20; p=0,006), (Cuidador:OR=5,84; p<0,001), a realização de exames quando havia solicitação médica (Idoso:OR=5,74; p=0,037), (Cuidador:OR=7,41; p<0,001), realização de consulta com especialista (Cuidador:OR=6,02; p<0,001), ter visitas fora do horário agendado quando fosse necessário (Idoso:OR=8,09; p=0,014), (Cuidador:OR=1,81; p=0,015) e compreender as orientações que eram passadas pela equipe do programa (Cuidador:OR=10,61; p<0,001). Portanto, a maioria dos idosos e dos cuidadores estavam satisfeitos com o programa. E mostra-se que as características relacionadas ao programa influenciaram na satisfação, o mesmo não ocorreu com as características socioecônomicas e demográficas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectServiços de assistência domiciliarpt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.titleSatisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do serviço de atenção domiciliar : Programa Melhor em Casapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Vanessa de Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1940457812037070pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8532679856626407pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gerontologiapt_BR
dc.description.abstractxHome care emerges as a tool for changing and adapting care to the elderly population, which is growing rapidly due to demographic and epidemiological transitions in the country. In this context, the research aimed to assess the satisfaction of caregivers and elderly users of the home care service through the Best at Home Program and its associated factors. This is a quantitative, cross-sectional study, based on secondary data from the national survey of the Ombudsman's Office of SUS. 5.595 caregivers and 950 elderly people were interviewed using a questionnaire. Four questions related to satisfaction were combined to formulate the dependent variable through Latent Class Analysis and 13 questions were used as independent variables. 93.7% of the elderly and 90.2% of the caregivers were satisfied with the service. And after the multivariate analysis, the variables that were associated with satisfaction were: also being accompanied by a Family Health Team (Elderly: OR = 4.22; p = 0.014), the shortest time between referral and the first visit (Elderly: OR = 10.20; p = 0.006), (Caregiver: OR = 5.84; p <0.001), the performance of tests when there was a medical request (Elderly: OR = 5.74; p = 0.037), (Caregiver: OR = 7.41; p <0.001), consultation with a specialist (Caregiver: OR = 6.02; p <0.001), having visits outside scheduled times when necessary (Elderly: OR = 8.09 ; p = 0.014), (Caregiver: OR = 1.81; p = 0.015) and understand the guidelines that were given by the program team (Caregiver: OR = 10.61; p <0.001). Therefore, the majority of the elderly and caregivers were satisfied with the program. And it is shown that the characteristics related to the program influenced satisfaction, the same did not happen with socioeconomic and demographic characteristics.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9648971267582561pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gerontologia

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