Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314

Comparte esta pagina

Título : Cordelizando o meu bairro : uma narrativa sobre Cajueiro Seco
Autor : SOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira
Palabras clave : História – Estudo e ensino; Memória; Identidade; História local; Aprendizagem; Ensino fundamental
Fecha de publicación : 10-jun-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira. Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : O presente trabalho “Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco” visa entender como o ensino de história referenciado na história local pode contribuir para a formação do pensamento histórico do aluno, assim como debater sobre como as contribuições dos conceitos de memória e educação patrimonial podem auxiliar uma proposição didática para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, desenvolvemos um projeto didático com os alunos dos oitavos e nonos anos do turno da tarde da Escola Municipal Professora Cândida de Andrade Maciel, localizada em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O projeto didático mencionado está sendo apresentado em formato de cartilha como proposição de trabalho para professores que desejam fazer uso da história local em sala de aula. Dentre tantos formatos que poderíamos escolher, optamos por um projeto didático devido a sua capacidade em dar dinamismo ao processo de ensino e de aprendizagem, incentivar novas práticas pedagógicas e trabalhar temas relevantes para a comunidade que ultrapassam o currículo comum.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Priscila Gonçalves Ferreira Souza.pdf5,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons