Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38296

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Sérgio Ricardo Vieira-
dc.contributor.authorSILVA, João Paulo Bastos da-
dc.date.accessioned2020-10-07T22:23:51Z-
dc.date.available2020-10-07T22:23:51Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, João Paulo Bastos da. A prática de ensino de Filosofia no Sertão do Araripe: uma aproximação entre tendências do ensino de Filosofia e formação docente à luz de Alejandro Cerletti. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38296-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é a pratica do ensino de Filosofia no Sertão do Araripe, trata-se de uma aproximação entre tendências do ensino de Filosofia e formação docente à luz da reflexão de Alejandro Cerletti. O objetivo foi analisar comparativamente a prática pedagógica de professores de Filosofia com e sem habilitação que leciona a disciplina de Filosofia nas escolas de referência em ensino médio no Sertão do Araripe. Nesta pesquisa, traçarmos a trajetória do ensino de Filosofia no Brasil do século XX, seus encontros e desencontros, marcaram assim, a caracterização do ensino filosófico desde o período republicano até sua retirada durante o regime militar através da Lei nº. 5.692/71. Neste contexto, conturbado em meio ao regime militar que culminou na banalização e exclusão do ensino de Filosofia, surgiu então, no final da década de setenta, vários movimentos de professores de Filosofia, que lutaram em defesa do retorno e da sua presença enquanto disciplina aos currículos escolares do então chamado segundo grau, estes movimentos foram de suma importância, pois graças as suas lutas e resistências, a Filosofia retornou como disciplina obrigatória do ensino médio, por sanção da Lei nº. 11.684/2008. Analisamos as tendências de Kant e Hegel, que marcaram a trajetória do ensino de Filosofia em nosso país, bem como, suas problemáticas em torno das seguintes questões: “aprender a filosofar” ou “ensinar filosofia”, estas contraposições serviram de base para enriquecer o debate e a reflexão acerca da ensinabilidade da disciplina filosófica no contexto do ensino médio. Por último, apresentamos alguns filósofos destas tendências que tratam da formação do professor de Filosofia no ensino médio, com destaque a Alejandro Cerletti.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectProfessores de Filosofia – Formaçãopt_BR
dc.subjectCerletti, Alejandro A.pt_BR
dc.titleA prática de ensino de Filosofia no Sertão do Araripe : uma aproximação entre tendências do ensino de Filosofia e formação docente à luz de Alejandro Cerlettipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2013944331169570pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1648803039900171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is the practice of philosophy teaching in the Sertão do Araripe, it is an aproximation between trends of philosophy teaching and teacher training in the light of the reflection of Alejandro Cerletti. The objective was to comparatively analyze the pedagogical practice of philosophy teachers with and without qualification that teaches the philosophy discipline in the high schools of reference in the Sertão do Araripe. In this research, we trace the trajectory of philosophy teaching in twentieth century Brazil, its encounters and mismatches, thus marked the characterization of philosophical teaching from the republican period unit its withdrawal during the military regime through Law no. 5,692/71. In this context, troubled in the midst of the military regime that culminated in the banalization and exclusion of philosophy teaching, there arose at the end of the seventies several movements of philosophy teachers, who fought for the return and their presence as a discipline to school curricula of the so-called high school, these movements were of paramount importance, because thanks to their struggles and resistances, philosophy returned as a compulsory subject of high school, sanctioned by Law no. 11,684/2008. We analyzed the tendencies of Kant and Hegel, which marked the trajectory of philosophy teaching in our country, as well as their problems around the following questions: “learning to philosophize” or “teaching philosophy”. Debate and reflection on the teachability of philosophical discipline in the context of high school. Finally, we present some philosophers of these tendencies that deal with the formation of the philosophy teacher in high school, with emphasis on Alejandro Cerletti.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Paulo Bastos da Silva.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons