Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38283

Compartilhe esta página

Título: As adaptações na gestão ambiental das lavanderias de beneficiamento do jeans à luz do isomorfismo institucional: um estudo de múltiplos casos em Toritama-PE.
Autor(es): SILVA, Thainá Samara
Palavras-chave: Gestão ambiental; Desenvolvimento sustentável; Lavanderias e tinturarias - Toritama (PE); Jeans (Vestuário)
Data do documento: 18-Dez-2018
Citação: SILVA, Thainá Samara. As adaptações na gestão ambiental das lavanderias de beneficiamento do jeans à luz do isomorfismo institucional: um estudo de múltiplos casos em Toritama-PE. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: As últimas décadas foram marcadas pela crescente atenção aos impactos ambientais. Esses impactos são provenientes da capacidade que o homem tem de transformar o ambiente natural em prol do seu conforto. A partir dessas contínuas mudanças, a qualidade de vida e a sobrevivência do ser humano passaram a correr risco. A cidade de Toritama-PE, mais especificamente as lavanderias de jeans foram alvo de denúncias e fiscalização do MPPE e CPRH nos últimos anos, em função da poluição desordenada gerada por seus processos produtivos. Portanto, foi imposto que elas se adaptassem às práticas Gestão Ambiental, forçando-as a se tornarem homogêneas em termos ambientais. O conceito que melhor define essa homogeneização é o Isomorfismo. Portanto, o presente estudo tem como objetivo compreender as adaptações na Gestão Ambiental de duas lavanderias vistas a partir dos isomorfismos. Para isso, recuperou-se do ponto de vista teórico os conceitos de isomorfismo, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental com ênfase na esfera privada, caracterização da produção de jeans e os processos utilizados nas lavanderias de beneficiamento e seus impactos. Foram visualizadas com dois gestores de duas lavanderias entre os meses de maio e novembro de 2018, bem como observação direta nos processos produtivos e pesquisa em fontes documentais. Os resultados da pesquisa indicaram que as lavanderias A e B são empresas familiares atuantes há mais de 20 anos no mercado que iniciaram no ramo de confecção e somente depois foram para a atividade de lavanderia. A lavanderia A adaptou-se à Gestão Ambiental de forma coercitiva e sofreu isomorfismo coercitivo e mimético, não contando com apoio de agentes institucionais nessa fase. Por outro lado a lavanderia B adaptou-se de forma pró ativa, antecedendo as fiscalizações, sofrendo isomorfismo mimético e influenciando outras lavanderias mimeticamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38283
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Thainá Samara.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons