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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38275
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Título : | Transtornos Mentais em estudantes do curso de administração do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. |
Autor : | SILVA, Rayssa Arruda Melo |
Palabras clave : | Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste; Administração - Estudo e ensino; Estudantes universitários; Doenças mentais |
Fecha de publicación : | 11-jul- 20 |
Citación : | SILVA, Rayssa Arruda Melo. Transtornos Mentais em estudantes do curso de administração do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2018. |
Resumen : | O inicio do ciclo acadêmico e a sua permanência neste meio é marcado por diversos fatores que podem contribuir de forma positiva ou negativa na vida de um estudante universitário. Quando acompanhado de fatores negativos, pode trazer consigo consequências graves como o desenvolvimento de sofrimento psíquico. O presente estudo tem como objetivo analisar quais os transtornos mentais comuns nos estudantes do curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assim como suas repercussões. O questionário para a coleta de dados conteve 70 questões as quais foram divididas em blocos, contendo identificação sócio demográfica; mapeamento dos transtornos (questões de múltipla escolha, entre “sim” e “não”); fatores que contribuem para os transtornos mentais (desenvolvida como Escala Likert de cinco pontos) e mecanismos de enfrentamento (também elaborada por meio da Escala Likert). A amostra foi de 256 estudantes, dos quais 139 foram do sexo feminino e 117 do masculino. Estes cursando entre o primeiro e o ultimo período do curso. Os resultados, após a analise foi possível constatar que existe uma grande probabilidade dos estudantes estarem sofrendo de Transtorno Mental Comuns (TMC) denominado por Fonseca et al. (2008) como sintomas inespecíficos, ou queixas somáticas, tais como cefaleia, fadiga, insônia, nervosismo e estado de mal-estar que não são classificáveis nos diagnósticos médicos ou psiquiátricos, além deste, podemos considerar a possibilidade do desenvolvimento de Transtorno Depressivo Maior (TDM) o qual segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental (DSM-V) é caracterizado por episódios distintos de pelo menos duas semanas de duração, envolvendo alterações nítidas no afeto, na cognição e em funções neurovegetativas e remissões interepisódicas. Os dados indicaram ainda um maior índice de desenvolvimentos desses transtornos nos estudantes do sexo feminino. Os resultados permitiram verificar também os fatores que influenciam o desenvolvimento de transtornos entres os alunos, dentre eles estão: o nervosismo e a preocupação gerada antes da realização de alguma atividade acadêmica (43,8%); o baixo desempenho acadêmico provocado pelo nervosismo, tensão e a preocupação (38,3%); cobrança feita a si mesmo para ter um ótimo desempenho acadêmico (34,8%) e dificuldade de se perdoar quando obtém um baixo desempenho na academia (28,5%). Por fim, foi constatado que os principais instrumentos de defesa utilizados pelos estudantes para lidar com os transtornos são aqueles focalizados no problema e no suporte social. A partir das informações apresentadas, se discute a necessidade de promover ações que favoreçam a prevenção e o cuidado da saúde mental dos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38275 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
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