Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38174

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONSECA, Francisco Ricardo Bezerra-
dc.contributor.authorLIMA, Pricila Tavares de-
dc.date.accessioned2020-09-30T19:31:58Z-
dc.date.available2020-09-30T19:31:58Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2020-09-30-
dc.identifier.citationLIMA, Pricila Tavares de. A qualidade percebida do serviço educacional prestado em cursos de graduação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38174-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade percebida dos serviços educacionais concedidos pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A pesquisa é necessária, pois a qualidade do serviço educacional não leva em consideração apenas a visão institucional, mas também a análise das necessidades e expectativas dos discentes, visto que a qualidade não é medida objetiva, mas sim subjetiva percebida no momento da entrega dos serviços. Para isto, a metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, tendo como instrumento de coleta a escala SERVQUAL, por meio da adaptação do questionário fechado e estruturado, que visou avaliar o nível de qualidade percebida pelos estudantes. Nisto, as dimensões da qualidade dos serviços analisadas foram cinco: Tangibilidade, Responsividade, Empatia, Segurança e Confiabilidade. A coleta de dados foi realizada no CAA com os cursos: Administração, Economia, Engenharia Civil, Design e Pedagogia, por meio de uma amostragem por conveniência. Os dados foram analisados por meio do Excel, pela técnica de análise de conteúdo interpretativa, o StatisticalPackage for Social Science for Windows (SPSS), bem como Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney (teste U) para poder aceitar ou rejeitar a hipótese levantada. Como principais resultados, pôde-se observar que a qualidade percebida ficou abaixo da qualidade esperada. Não atendendo de forma satisfatória as necessidades dos alunos pesquisados no período analisado. As considerações finais, além dos principais resultados, trazem uma reflexão breve sobre as limitações e possibilidades de uso da escala em educação superior de ensino.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agrestept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade total na educaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleA qualidade percebida do serviço educacional prestado em cursos de graduação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8068635H9pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770749H0pt_BR
dc.description.abstractxThis research had as objective to investigate the perceived quality of the educational services granted by the agreste academic campi (CAA). Research is necessary because the quality of the educational service does not only take into account the institutional vision, but also the analysis of the needs and expectations of the students, since quality is not an objective measure, but rather perceived subjective at the moment of delivery of the services. For this, the methodology adopted was quantitative and descriptive, having as an instrument of collection the SERVQUAL scale, through the adaptation of the closed and structured questionnaire, which aimed to evaluate the level of quality perceived by the students. In this, the dimensions of quality in services analyzed were five: Tangibility, Responsiveness, Empathy, Security and Reliability. The data collection was carried out in the CAA campuses with the courses: Administration, Economics, Civil Engineering, Design and Pedagogy, through a sampling for convenience. The data were analyzed through Excel, the interpretive content analysis technique, the Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS), as well as Wilcoxon-Mann-Whitney Test (U-test) to be able to accept or reject the hypothesis raised. As main results, it was observed that perceived quality was below expected quality. Not satisfactorily meeting the needs of the students surveyed during the analyzed period. The final considerations, in addition to the main results, provide a brief reflection on the limitations and possibilities of using the scale in higher education of education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Pricila Tavares de.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons