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Título : Letramento financeiro: uma análise do nível de letramento financeiro dos servidores da Universidade Federal de Pernambuco.
Autor : FERREIRA, Karla Rejane de Souza
Palabras clave : Universidade Federal de Pernambuco; Servidores públicos; Educação financeira
Fecha de publicación : 7-nov-2018
Citación : FERREIRA, Karla Rejane de Souza. Letramento financeiro: uma análise do nível de letramento financeiro dos servidores da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2018.
Resumen : O letramento financeiro é um assunto novo e vem se destacando ao logo dos anos, dada a sua importância no desenvolvimento econômico e na influência das decisões financeiras das pessoas e do seu agregado familiar. O presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de letramento financeiro dos servidores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foram aplicados questionários a 97 servidores, e a análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e técnicas de análise bivariada. Como indicador do nível de letramento financeiro, adotou-se uma medida que contempla três dimensões: conhecimento financeiro, comportamento financeiro e atitude financeira. Constatou-se, que o letramento financeiro é influenciado pelas variáveis, enquadramento, estado civil, faixa etária e nível de renda. Os resultados de uma forma geral, revelam que os técnicos administrativos (16.8889) obtiveram um nível de letramento financeiro superior aos docentes (16.0451). Com relação aos servidores casados mostraram maior nível de letramento financeiro atingindo uma média de 16.0451, quando comparando com a menor média de 15 pontos dos indivíduos separados/viúvos. Os indivíduos maiores de 54 anos demostraram a maior média entre essas variáveis significativas, a qual foi de 17.9487, enquanto os que possuem média mais baixa estão entre 24 e 34 anos (15.9259). Os servidores com nível de renda familiar mensal maior que R$19.080 tiveram uma média de 17.2381, já o grupo com menor nível de letramento financeiro se caracteriza como aqueles com renda maior que 2.285,00 até 3.816,00, com uma média de 14.4286. Assim, constata-se que o trabalho contribui para pesquisas futuras sobre letramento financeiro e através dessa exposição ao tema pode também identificar lacunas que necessitam de atenção, onde podem ser desenvolvidas ou aplicadas políticas para o melhoramento do nível de letramento financeiro os servidores públicos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38122
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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