Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38087

Compartilhe esta página

Título: O impacto das aceleradoras nas startups : um índice para medição de desempenho
Autor(es): AZEVEDO, Bruno Campos de
Palavras-chave: Engenharia de Software; Linguagens de Programação
Data do documento: 11-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AZEVEDO, Bruno Campos de. O impacto das aceleradoras nas startups: um índice para medição de desempenho. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver um estudo, a fim de obteremse informações sobre características que influenciam o desempenho de uma startup, inclusive analisar se empresas que passam pelo processo de aceleração possuem desempenho melhor do que as que não passam. Como pergunta de pesquisa, explorou-se a ideia de como medir o desempenho de uma empresa, por meio dos aspectos cognitivos, em relação aos indicadores de desempenho de startups que passaram ou não pelo processo de aceleração. Investigou-se se as empresas, quando passam por programas de aceleração, são capazes de apresentar melhor desempenho, quando comparadas às empresas do mesmo ramo que não usufruíram das mesmas iniciativas. Sendo assim, foi desenvolvido um cenário, a partir do qual foi conduzida uma análise que, por sua vez, resultou um índice de medição de desempenho de startups - IDS, para fins de comparação entre as empresas que foram aceleradas e as que não foram, pois, cada aceleradora tem um determinado critério de análise de desempenho e mantém-se em segredo sobre o core do seu negócio. Após as análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados nesta pesquisa, resultou-se uma fórmula indicativa, para a apreciação de um índice, para medição de desempenho das startups, para responder à pergunta da pesquisa. O presente trabalho foi executado entre os anos de 2014 a 2019 e baseou-se no cenário/ecossistema de startups e aceleradoras do Brasil, trazendo uma contextualização dos métodos utilizados pelas aceleradoras, dentro de um contexto mundial, nacional, regional e local.
Descrição: AZEVEDO, Bruno Campos de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CAMPOS DE AZEVEDO, Bruno ; QUEIROZ, Ruy José Guerra Barretto de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: de QUEIROZ, R. J. G. B
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38087
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Bruno Campos de Azevedo.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons