Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38075
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DAMASCENA, Elielson Oliveira | - |
dc.contributor.author | BARBOSA JÚNIOR, Elias Alixandre | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T00:55:55Z | - |
dc.date.available | 2020-09-24T00:55:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-23 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA JÚNIOR, Elias Alixandre. Competências empreendedoras: uma análise realizada com discentes de Administração do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38075 | - |
dc.description.abstract | Muitos discentes que cursam uma graduação já empreendem ou têm potencial para empreender. Em razão disso, a presente pesquisa foi realizada com o intuito de analisar de que modo as competências empreendedoras são encontradas nos discentes do curso de Administração do Campus Agreste da UFPE. A pesquisa teve como base as dez competências empreendedoras mencionadas por Lenzi (2008) e distribuídas nos conjuntos: realização, planejamento e poder. Esta pesquisa pode ser classificada como quantitativa, sendo um estudo descritivo que teve 59 respondentes participantes. Para coletar os dados utilizou-se questionário online, que permitiu verificar que a amostra pesquisada possui três competências desenvolvidas e o restante em desenvolvimento, com ênfase para a competência Comprometimento e o conjunto planejamento por alcançar as maiores médias, porém a competência Busca de oportunidade e iniciativa e o conjunto realização alcançaram as menores médias nos respondentes que participaram da pesquisa. Recomenda-se que além da graduação em administração que estes discentes cursam, busquem se capacitar com um curso no Sebrae ou em outra instituição que oferte cursos relacionados a empreendedorismo. Tudo isso, com o intuito de desenvolver as competências que estão em desenvolvimento, contribuindo para que futuramente estes discentes possam ser empreendedores. Recomenda-se, também, que mais pesquisadores realizem essa pesquisa com discentes de administração e também de outros cursos, e em outras universidades, de modo a identificar a presença das competências empreendedoras. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.title | Competências empreendedoras: uma análise realizada com discentes de Administração do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447155E9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Many students who attend a graduation already undertake or has potential to undertake. In reason that, the present research was realized with the intention of to analyze of that manner the entrepreneurial skills are found in the students of the course of Administration of the Campus Agreste of the UFPE. The research had as foundation the ten entrepreneurial skills mentioned by Lenzi (2008) and distributed in the sets: achievement, planning and power. This research can be classified as quantitative, being a descriptive study that had 59 respondents participants. To collect the data it was used online questionnaire, that allowed to verify that the sample researched have three competences developed and the remaining in development, with emphasis to the competence Commitment and the set planning by reach the greatest averages, but the competence Search of opportunity and initiative and the set achievement achieved the smaller averages us respondents that participated of the research. Are recommended that beyond of the graduation in administration that these students attended, searched himself empower with a course in the Sebrae or in further institution that offer courses related the entrepreneurship. Everything that, with the intention of develop the competences that are in development, contributing to that in the future these students can be entrepreneurs. Are recommended, also, that more researchers realize that research with students of administration and also of others courses, and in others universities, of mode the identify the presence of the entrepreneurial skills. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA JÚNIOR, Elias Alixandre.pdf | 701,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons