Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38074

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Márcio Gomes de-
dc.contributor.authorARAUJO, Raiane Mere de-
dc.date.accessioned2020-09-23T21:48:01Z-
dc.date.available2020-09-23T21:48:01Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.date.submitted2020-09-23-
dc.identifier.citationARAUJO, Raiane Mere de. As práticas problemáticas recorrentes e a dimensão humana na implementação de uma solução de TIC: análise a partir de uma experiência no Centro de Educação Popular Assunção. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38074-
dc.description.abstractEste trabalho é realizado em uma Organização da Sociedade Civil (OSC), o Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), tem com objetivos: (a) analisar as práticas problemáticas recorrentes e a dimensão humana na implementação de uma solução de tecnologia da informação e comunicação; (b) descrever algumas práticas problemáticas recorrentes no gerenciamento das informações; (c) apresentar dimensões humanas que podem favorecer a efetividade da solução tecnológica. Foi utilizado o método Pesquisa-ação de Thiollent (1997) compreendido nas suas duas primeiras fases: exploratória e planejamento da ação. Foram realizadas sete entrevistas afins de melhor compor as percepções das principais práticas problemáticas recorrentes associadas à informação e a comunicação, que estão interferindo para o melhor fluxo de informações no CEPA. Com o desenvolvimento de uma solução tecnológica da informação e comunicação que pode auxiliar a equipe gestora do CEPA, no melhor gerenciamento da comunicação e informação, são apresentadas três propostas de dimensão humana que podem minimizar as práticas problemáticas partindo do fator humano, são elas: Reflexividade, Corresponsabilidade e Clima organizacional. Ao final, apresenta-se uma sugestão para futuras pesquisas.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.titleAs práticas problemáticas recorrentes e a dimensão humana na implementação de uma solução de TIC: análise a partir de uma experiência no Centro de Educação Popular Assunção.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8048502P3pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736407A0pt_BR
dc.description.abstractxThis work is carried out in a Civil Society Organization (CSO), the Center for Popular Education in Asunción (CEPA), with the objectives of: (a) analyzing recurring problematic practices and the human dimension in the implementation of an information technology Communication; (b) describe some recurring problematic practices in information management; (c) present human dimensions that may favor the effectiveness of the technological solution. The Thiollent (1997) research-action method was used in its first two phases: exploratory and action planning. Seven similar interviews were carried out to better compose perceptions of the main recurrent problematic practices associated with information and communication, which are interfering with the best flow of information in CEPA. With the development of a technological solution of information and communication that can help the management team of CEPA, in the best management of communication and information, are presented three proposals of human dimension that can minimize problematic practices starting from the human factor, they are: Reflexivity , Stewardship and Organizational Climate. At the end, a suggestion is presented for future research.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO, Raiane Mere de.pdf448,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons