Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37950

Compartilhe esta página

Título: Percepção da avaliação da aprendizagem no ensino híbrido : uma análise sobre a práxis avaliativa de professores de Biologia da Rede Pública Estadual do Agreste pernambucano
Autor(es): OLIVEIRA, Karla Jeane Vilela de
Palavras-chave: Aprendizagem - Avaliação; Ensino híbrido; Professores de Biologia; Escolas públicas - Pernambuco
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Karla Jeane Vilela de. Percepção da avaliação da aprendizagem no ensino híbrido: uma análise sobre a práxis avaliativa de professores de Biologia da Rede Pública Estadual do Agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este estudo trata de uma investigação sobre a avaliação da aprendizagem no ensino híbrido. Apresenta como objetivo geral analisar que estratégias de avaliação são utilizadas no ensino híbrido por professores de Biologia da Rede Pública Estadual de Pernambuco e quais implicações acarreta para a práxis docente. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, compreendendo as três fases do ciclo da pesquisa de Minayo (2002): exploratória, estudo de campo e tratamento de dados. Os participantes foram professores de escolas de jornada integral da Gerência Regional de Educação/Agreste Centro Norte (GRE/ ACN), que responderam a um questionário. Posteriormente, a partir das respostas obtidas no questionário, dois professores foram elegidos para a pesquisa de campo que aconteceu numa escola dessa GRE por meio de observações e entrevistas. A pesquisa demonstrou que os professores ainda concebem uma avaliação tradicional, mas já vislumbram aspectos de uma avaliação mais formativa a partir das atividades realizadas em duas metodologias que se mesclam, a sala de aula invertida e a monitoria, tal hibridização recebeu a sigla SAIAM que significa Sala de Aula Invertida Adaptada a Monitoria. O processo avaliativo dessa mescla metodológica implica uma avaliação não só de aspectos cognitivos como também de caráter atitudinal. Outros fatores apontados foram a colaboração, o feedback e a reflexão promovidos graças a inter-relação mais proximal entre professores e estudantes. Tais condições indicam que a avaliação no ensino híbrido pode ressignificar a práxis e servir como avaliação mais formativa para o processo de aprendizagem, no entanto, é necessário que os professores tenham maior aprofundamento sobre as questões atinentes da avaliação em sua formação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37950
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karla Jeane Vilela de Oliveira.pdf5.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons