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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949
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Título: | Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física |
Autor(es): | SILVA, Everaldo Sebastião da |
Palavras-chave: | Professores de Física; Professores - Formação; Aprendizagem baseada em problemas; Aprendizagem ativa |
Data do documento: | 3-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Everaldo Sebastião da. Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estudantes, quanto para aprimorar a prática docente. Nesse sentido, investigamos os impactos da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP), utilizada em uma disciplina de Fundamentos de Física, a partir da utilização de um instrumento de acompanhamento (questionário) baseado no ciclo autorregulatório da aprendizagem dentro da teoria Social Cognitiva. A ERP tem como pressupostos a autonomia do estudante no processo de escolha do problema a ser resolvido, a reflexão a partir da justificativa sobre a escolha e de uma resolução detalhada, e, por fim, um feedback cognitivo sobre as atividades de ERP. O questionário de acompanhamento é dividido em três momentos, contemplando o ciclo autorregulatório, e foi usado por ocasião da primeira e da última atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos de Física. Os resultados produzidos sinalizam a ocorrência de processo autorregulatório na aprendizagem, melhora nas atividades de ERP, impactos sobre a formação e identidade profissional dos estudantes e uma série de outras construções que eram inesperadas aos olhos de nossas hipóteses, mas que embasam discussões bastante significativas para a formação docente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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