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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949

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Título: Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
Autor(es): SILVA, Everaldo Sebastião da
Palavras-chave: Professores de Física; Professores - Formação; Aprendizagem baseada em problemas; Aprendizagem ativa
Data do documento: 3-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Everaldo Sebastião da. Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estudantes, quanto para aprimorar a prática docente. Nesse sentido, investigamos os impactos da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP), utilizada em uma disciplina de Fundamentos de Física, a partir da utilização de um instrumento de acompanhamento (questionário) baseado no ciclo autorregulatório da aprendizagem dentro da teoria Social Cognitiva. A ERP tem como pressupostos a autonomia do estudante no processo de escolha do problema a ser resolvido, a reflexão a partir da justificativa sobre a escolha e de uma resolução detalhada, e, por fim, um feedback cognitivo sobre as atividades de ERP. O questionário de acompanhamento é dividido em três momentos, contemplando o ciclo autorregulatório, e foi usado por ocasião da primeira e da última atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos de Física. Os resultados produzidos sinalizam a ocorrência de processo autorregulatório na aprendizagem, melhora nas atividades de ERP, impactos sobre a formação e identidade profissional dos estudantes e uma série de outras construções que eram inesperadas aos olhos de nossas hipóteses, mas que embasam discussões bastante significativas para a formação docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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