Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37881

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Fernando da Fonseca de-
dc.contributor.authorAMORIM, Marcelo Lúcio Correia de-
dc.date.accessioned2020-09-09T20:07:45Z-
dc.date.available2020-09-09T20:07:45Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationAMORIM, Marcelo Lúcio Correia de. Acessibilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma abordagem pela comunicabilidade para pessoas surdas. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37881-
dc.description.abstractA presente pesquisa se insere na interseção de três campos: a Design Science Research, a Educação a Distância (EaD) e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Seu objetivo consiste em investigar a usabilidade, acessibilidade e comunicabilidade voltadas para as pessoas surdas usuárias de Libras em uma plataforma de ensino/aprendizagem. Motivada pela limitação e falta de acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), busca reduzir limitações na inclusão de pessoas surdas em contexto de EaD para orientar esses sujeitos, visando uma melhor usabilidade, comunicabilidade e acessibilidade do sistema. Após a realização de Revisão Sistemática da Literatura, constatou-se a carência de pesquisas que localizem os problemas de Interação Humano Computador e de desenvolvimento de guias de avaliação para surdos em uma abordagem sensível à experiência linguística e cultural desses sujeitos. Liga-se à pesquisa do Design Science como paradigma de pesquisa que visa criar artefatos voltados para a solução de problemas. Para tanto, procedeu uma coleta de dados referentes às principais limitações encontradas em experimentos realizados com um grupo formado por 15 surdos usuários de Libras e que têm a língua portuguesa como segunda língua, em um curso EaD. Inicialmente, foi criado um minicurso, cujas atividades consistiam no estudo de vídeos em língua de sinais e na realização de atividades também nesse idioma. Em seguida, foi montado um set na residência de cada um dos usuários, separadamente, para que se realizasse a coleta para o Estudo de Caso. Os dados foram coletados utilizando as ferramentas eye tracking e reconhecimento de emoções, bem como breve histórico da escolarização, convívio com a comunidade surda e domínio da língua de sinais dos participantes. Os dados coletados indicaram a necessidade de melhoria na acessibilidade linguística do ambiente, fornecendo parâmetros para a construção de produtos que tenham como fundamento a concepção de um sujeito surdo bilíngue. Como um dos resultados obtidos, foi construído um Guia Visual, o qual foi posteriormente avaliado pelos participantes, confirmando a necessidade de uma maior atenção ao viés linguístico da comunicabilidade dos surdos usuários de língua de sinais em AVA. Os resultados apontam também que o contexto de aquisição de língua dos surdos deve ser conhecido para fins de desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação adequadas ao público surdo e que a arquitetura de cursos em AVA requer esforços das instituições e profissionais visando a inclusão. Outras questões foram levantadas a partir da análise dos dados, principalmente no que tange à acessibilidade linguística nos cursos EaD, indicando a necessidade de tornar as ferramentas mais acessíveis para os surdos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídia e interaçãopt_BR
dc.subjectComportamento ocularpt_BR
dc.titleAcessibilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem : uma abordagem pela comunicabilidade para pessoas surdaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES, Alex Sandro-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0220989437377850pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7076371974874150pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study was conducted within the intersection of three fields: Design Science Research, Distance Education, and the Brazilian Sign Language (Libras). The objective was to investigate the usability, accessibility and communicability of an inclusive teaching / learning platform for deaf students who are Brazilian Sign Language users. Driven by the limitation and lack of accessibility of Virtual Learning Environments (VLE), it seeks to promote the inclusion of deaf people in distance education platforms, improving the usability, communicability and accessibility of such systems. After conducting a Systematic Literature Review, it became evident that we lacked studies focused on identifying Human-Computer Interaction problems and on the development of assessment guides for the deaf using an approach sensible to the linguistic and cultural experience of these subjects. Design Science research methodology, which focuses on the development and performance of (designed) artifacts for solving problems, has been used. To achieve the objectives, data have been collected in order to find out the most limiting factors in a Distance Education Program through experiments with a group formed by 15 deaf Libras users to whom Portuguese is a second language. First, a mini-course was developed, whose activities consisted on studying videos in sign language and carrying out activities also in such language. Then, an experimental set was installed in each user’s home to conduct the data collection for the Case Study. Data collecting tools used were: eye tracking and emotion recognition tools, and participant’s brief history of schooling, community relations, and sign language mastery. The collected data indicated the need to improve the linguistic accessibility of the environment, providing parameters for developing products targeted at bilingual deaf individuals. One of the results of the study was the Visual Guide, which was later evaluated by the participants and which confirmed the need for greater attention to the linguistic bias of the communicability of deaf sign language users in Virtual Learning Environments. The results also point out that the context for language acquisition for the deaf should be well known for the purpose of developing Information and Communication Technologies suitable for the deaf audience, and that the architecture of courses in a VLE requires institutions and professionals to put an effort aiming at promoting inclusion. Other problems have been identified through data analysis, especially regarding linguistic accessibility in distance education programs, indicating the need to make tools more accessible to the deaf.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcelo Lucio Correia de Amorim.pdf6,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons