Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37875

Comparte esta pagina

Título : Estratégias de resistência à heterossexualidade compulsória utilizadas por mulheres que mantêm relações afetivo-sexuais com mulheres em contexto interiorano
Autor : CRUZ, Luísa Marianna Vieira da
Palabras clave : Psicologia; Sexualidade; Mulheres; Homossexualidade; Heterossexualidade; Serra Talhada (PE)
Fecha de publicación : 9-may-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CRUZ, Luísa Marianna Vieira da. Estratégias de resistência à heterossexualidade compulsória utilizadas por mulheres que mantêm relações afetivo-sexuais com mulheres em contexto interiorano. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Este trabalho teve como objetivo investigar as estratégias de resistência à heterossexualidade compulsória utilizada por mulheres que mantêm relações afetivo-sexuais com mulheres da cidade de Serra Talhada. Desse modo, foi necessário conhecer como aspectos da territorialidade atravessam como os sujeitos se percebem e no exercício da sua sexualidade. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa das pesquisas sobre a temática. Quanto a metodologia, o trabalho de campo foi construído através das entrevistas com mulheres que mantêm relações afetivo-sexuais entre mulheres residentes na cidade de Serra Talhada, utilizando-se de um roteiro com enfoque biográfico. Assim, totalizando um quantitativo de nove mulheres na faixa etária de 18 a 30 anos. Para selecionar as participantes foi utilizada a amostragem por bola de neve, após a coleta de dados, foi realizada a transcrição das entrevistas e análise temática dos dados. Também foi utilizada a observação participante com intuito de descrever como é Serra Talhada como local de pesquisa, o que auxiliou com a contextualização das narrativas apresentadas. Esta pesquisa foi realizada de acordo com as normas da Resolução Nº 466/12 e nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFPE. Diante disso, as interlocutoras descreveram como gerenciaram a regulação da sua sexualidade diante das fases do desenvolvimento e a relação com construção e no processo de subjetivação dos que nelas estão imersos, assim como as negociações realizadas com a família e religião. Relataram acerca as interações afetivo-sexuais e negociações necessárias para vivenciar uma sexualidade dissidente em uma cidade de pequeno porte. Por fim, delinearam como é resistir ao controle, vigilância, a pessoalidade tão fortemente marcado no contexto.
Descripción : NASCIMENTO, Luis Felipe Rios do, também é conhecido em citações bibliográficas por: RIOS, Luis Felipe
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37875
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luísa Marianna Vieira da Cruz.pdf1,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons