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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37845

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNOBRE JÚNIOR, Edilson Pereira-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Adriana Soares de Moura-
dc.date.accessioned2020-09-08T19:24:50Z-
dc.date.available2020-09-08T19:24:50Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Adriana Soares de Moura. A vulnerabilidade do atual estado da arte da neutralidade política dos entes reguladores independentes brasileiros: os desafios na (possível) construção de uma moldura jurídica efetivadora da contenção partidarista. 2020. Doutorado (Tese em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37845-
dc.description.abstractConsiderando a adesão brasileira ao modelo de regulação estatal, a independência regulatória exige afastamento do ente regulador nacional das pressões políticas existentes, salvaguardando-lhe neutralidade e técnica. Entrementes, grassa na ambiência regulatória pátria a captura política, através da qual o regulador brasileiro sofre a investida do mau partidarismo. E essa influência ruim desvirtua a finalidade e a tomada de decisão regulatórias, por visar ao atendimento de interesses estranhos, inadmissáveis e desalinhados à lógica da coisa pública, da Ética e da Democracia. Nesse cenário, a ocorrência do sequestro político expõe a vulnerabilidade da despolitização do regulador brasileiro. Revisitando os conceitos basilares do ideário de Estado regulador, esta pesquisa bibliográfica busca o aperfeiçoamento do atual estado da arte da neutralização política regulatória no Brasil, para, consequentemente, obstacular ou minimizar a manifestação da captura política. E, nesse sentir, investiga-se a possibilidade de existência de uma moldura jurídica promotora do distanciamento da política ruim na regulação. Para tanto, alguns pontos merecem análise, dentre eles: a necessidade de melhoria regulatória, com ênfase em objetividade das ações e eficiência dos resultados; a existência de vários formatos de entes reguladores brasileiros; a relevância das estratégias de neutralidade política do regulador, para fins de prevenção ao sequestro politico dele; a diversidade de mecanismos existentes para a cooptação partidarista do regulador; a presença da corrupção no palco público; a recente existência de lei geral das agências reguladoras; a experiência portuguesa no enfrentamento da captura política. Não obstante a habitual dissensão teórica e o caráter in fieri da temática, conclui-se pela possibilidade de existência de moldura legal mínima e não hermética, apta a estabelecer um arranjo despolitizador, no propósito de conter, e não impedir integralmente, a captura política do regulador nacional. Desta feita, identifica-se que o robustecimento da neutralidade política reclama uma mescla de ações em torno da melhoria da governança pública em si mesma, o que redundará numa melhoria regulatória.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito Constitucional – Brasilpt_BR
dc.subjectDireito Administrativopt_BR
dc.subjectDireito Econômicopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleA vulnerabilidade do atual estado da arte da neutralidade política dos entes reguladores independentes brasileiros : os desafios na (possível) construção de uma moldura jurídica efetivadora da contenção partidaristapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3787597142583469pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6219856215182127pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxConsidering Brazil's adherence to the state regulation model, regulatory independence requires the Brazilian regulatory entity to be removed from existing political pressures, safeguarding its neutrality and technique. Meanwhile, political capture predominates in the Brazilian regulatory environment, through which the Brazilian regulator suffers the onslaught of bad partisanship. And this bad influence undermines regulatory purpose and decision-making by aiming at meeting foreign interests, inadmissible and out of line with the logic of public affairs, ethics and democracy. In this scenario, the occurrence of political kidnapping exposes the vulnerability of the depoliticization of the Brazilian regulator. Revisiting the basic concepts of the idea of the regulatory state, this bibliographical research seeks to improve the current state of the art of regulatory political neutralization in Brazil, to consequently hinder or minimize the manifestation of political capture. And, in this sense, it is investigated the possibility of existence of a legal framework that promotes the distancing of the bad policy in the regulation. Therefore, some points deserve analysis, among them: the need for regulatory improvement, with emphasis on objectivity of actions and efficiency of results; the existence of various formats of Brazilian regulators; the relevance of the regulator's strategies of political neutrality to prevent his political kidnapping; the diversity of existing mechanisms for the party's co-optation of the regulator; the corruption on the Brazilian public stage; the recent existence of general law of Brazilian regulatory agencies; the Portuguese experience against political capture. Notwithstanding the usual theoretical dissent and the character in fieri of the theme, it is concluded that there is a possibility of a minimal and non-hermetic legal framework, capable of establishing a depoliticizing arrangement, in order to contain, not completely prevent, the political capture of national regulator. This time, it is identified that the strengthening of political neutrality requires for a mix of actions around the improvement of public governance in itself, which will result in a regulatory improvement.pt_BR
dc.description.abstractxConsiderando la adhesión de Brasil al modelo de regulación estatal, la independencia regulatoria requiere que la entidad reguladora brasileña sea aislada de las presiones políticas existentes, salvaguardando su neutralidad y técnica. Mientras tanto, la captura política abunda en el ambiente regulatorio de Brasil, a través del cual el regulador brasileño sufre la avalancha de mal partidismo. Y esta mala influencia socava el propósito regulatorio y la toma de decisiones al tratar de satisfacer intereses extranjeros, inadmisibles y fuera de línea con la lógica de los asuntos públicos, de la ética y de la democracia. En este escenario, la ocurrencia de secuestros políticos expone la vulnerabilidad de la despolitización del regulador brasileño. Repasando los conceptos básicos de la idea del estado regulador, esta investigación bibliográfica busca mejorar el estado actual del arte de la neutralización política reguladora en Brasil, para en consecuencia obstaculizar o minimizar la manifestación de la captura política. Y, en este sentido, se investiga la posibilidad de existencia de un marco legal que promueva el distanciamiento de la mala política en la regulación. Por lo tanto, algunos puntos merecen un análisis, entre ellos: la necesidad de una mejora regulatoria, con énfasis en la objetividad de las acciones y la eficiencia de los resultados; la existencia de varios formatos de reguladores brasileños; la relevancia de las estrategias de neutralidad política del regulador para evitar su secuestro político; la diversidad de mecanismos existentes para la cooptación del regulador por parte del partido; la presencia de corrupción en el escenario público; la existencia reciente en Brasil de ley general de agencias reguladoras; la experiencia portuguesa al enfrentar la captura política. A pesar del desacuerdo teórico habitual y el carácter in fieri de la temática, se concluye que existe la posibilidad de un marco legal mínimo y no hermético, capaz de establecer un acuerdo despolitizante, para contener y no prevenir en su totalidad, la captura política de regulador brasileño. Esta vez, se identifica que el fortalecimiento de la neutralidad política requiere una combinación de acciones en torno a la mejora de la gobernanza pública en sí misma, lo que dará como resultado una mejora regulatoria.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Direito

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