Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37828

Compartilhe esta página

Título: Mapeamento da hedonomia e das experiências emocionais : A percepção do aluno no ensino superior sob a perspectiva do design emocional
Autor(es): RIBEIRO, Iara Margolis
Palavras-chave: Metodologias do Design Emocional; Satisfação; Hedonomia; Ensino Superior; Qualidade Percebida
Data do documento: 24-Jan-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, Iara Margolis. Mapeamento da hedonomia e das experiências emocionais: A percepção do aluno no ensino superior sob a perspectiva do design emocional. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: No mundo acadêmico, existe o conflito entre as necessidades comerciais e as necessidades acadêmicas, uma de curto prazo e outra que atinge médio e longo prazo, transcendendo, inclusive, o consumidor-aluno direto e chegando à sociedade. Este conflito também inclui a visão do aluno como usuário ou como consumidor. Diante disso, foi percebido que dos dez maiores grupos de educação do Brasil, nove deles analisam o aluno com ferramentas ou perspectivas comerciais, como o método do NPS (Net Promoter Score). O design emocional busca uma forma de construção de experiências mais prazerosas, com ações centradas no usuário que despertem afetos e humores mais positivos. Diante disso, a presente tese buscou explorar diferentes métodos do design emocional para o mapeamento mais convergente das experiências estudantis do ensino superior na visão holística deste conflito e, assim, ter outra perspectiva de análise do discente. Para tal investigação foram realizados nove experimentos, sendo o primeiro baseado em grupos focais com 73 discentes buscando o entendimento da hedonomia, três experimentos utilizando entrevistas e grupos focais para analisar a experiência acadêmica (um com 44 alunos, outro com 8 ex-alunos e outro 10 com colaboradores); um experimento para ver a qualidade percebida com 69 discentes por meio do SERVQUAL, a análise de 7.692 resultado do NPS de 65 cursos de graduação de 18 instituições de ensino superior de um semestre, e uma macroanálise de cinco anos de análise (124.378 comentários) de 22 instituições do Brasil. Depois dessas análises e do entendimento do mundo acadêmico sob a perspectiva dos alunos, ex-alunos e colaboradores, foram realizados três experimentos com validação estatística utilizando os métodos PANAS, BRUMS, SAM, Attrakdiff, Sentence Completion com 258 discentes, 81 ex-alunos e 47 professores buscando o que os métodos podem abordar sobre os discentes e qual converge com uma análise que foque mais nas questões emocionais auxiliando na satisfação, motivações e experiências emocionais melhores. No final, foram 595 interações e 491 entrevistados, e teve como resultado principal o que cada método contribui, uma sugestão de adaptação do SAM para análise dos estímulos acadêmicos diante das emoções dos alunos e, ainda, resultou na proposta de seis pilares acadêmicos, sendo eles: acadêmico, docente, pessoal do aluno, infraestrutura, prestação de serviço e gestão institucional. E no mapeamento dos humores e afetos dos alunos, professor e ex-alunos de graduação, que tem como subescala principal do humor a fadiga, o vigor e a tensão, sob uma perspectiva mais positiva do afeto, além de uma contribuição no desenvolvimento da hedonomia, do design emocional e da educação superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37828
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Iara Margolis Ribeiro.pdf13,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons