Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37804

Share on

Title: Avaliação e o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem : olhares de professores e estudantes de um curso de graduação em enfermagem
Authors: CAMPOS, Paulo Isaac de Souza
Keywords: Enfermagem; Aprendizagem; Avaliação; Erro
Issue Date: 5-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CAMPOS, Paulo Isaac de Souza. Avaliação e o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem: olhares de professores e estudantes de um curso de graduação em enfermagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A avaliação é mais um componente do processo de ensinar e aprender. É uma tarefa indispensável nesse contexto, para servir de baliza para o professor. Historicamente a avaliação possui uma conotação negativa acompanhada de processos punitivos, pois em determinados períodos (e até hoje), era concebido um padrão a se atingir. Os alunos que estivessem fora, eram de alguma maneira punidos e, além disso, a avaliação também possuía poder de classificar ou quantificar. Nesse sentido, algo muito valioso são os instrumentos utilizados com a função de demonstrar possíveis falhas, para que possam ser corrigidas. Falhas essas, que podem se traduzir em erros. Na ocorrência desses o professor deve agir como mediador, identificando o erro e possibilitando que o aluno reconheça e (re)construa seu aprendizado. O objetivo dessa pesquisa foi analisar o papel do erro no processo de avaliação no contexto do curso de graduação em Enfermagem num centro universitário. O traçado metodológico trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de corte transversal e abordagem qualitativa na perspectiva de Minayo. Os dados foram coletados por meio de entrevista, com roteiro semiestruturado com professores e estudantes do curso de graduação em Enfermagem. O local de pesquisa foi um centro universitário na cidade de Caruaru-PE. Os resultados alcançados nesse estudo, após análise dos dados, foram postos três núcleos temáticos divididos em categorias e subcategorias. O 1º Núcleo Temático: percepção docente sobre avaliação da aprendizagem, apontou que os professores percebem a avaliação como um processo contínuo, houve poucos que entendiam como conteudista e cumpriam as normas institucionais. O 2º Núcleo Temático: trata dos procedimentos avaliativos utilizados pelos docentes, vale destacar dois pontos: um foi a diversidade de estratégias dispensadas e o outro o uso de prova com característica somativa. O 3º Núcleo temático apresentou a percepção e a atitude docente e discente frente ao erro no processo de ensino e aprendizagem, primando pela reflexão do erro para mudança de atitude docente. Na visão dos estudantes o erro era algo pontual, percebido no momento da correção da prova, e que, segundo eles, era algo insuficiente. Por fim, a avaliação inserida na perspectiva de aprendizagem deve ser utilizada para diagnosticar como se encontra o ensino e a aprendizagem para que o professor possa intervir, ponto que foi percebido pelos docentes. Nesse sistema de avaliação, têm-se os instrumentos, que o valor dado depende da intencionalidade do professor. Nessa questão o instrumento que imperou foi a prova e o erro que, ao ser percebido, deve ser usado como mecanismo regulatório do sistema. O professor na pesquisa usa a avaliação de forma a mudar suas atitudes, mas não foi percebida essa mesma atitude no estudante, ao passo que a reflexão e a mudança se deve partir dos dois personagens do sistema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37804
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Paulo Isaac de Souza Campos.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons