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Título : O consórcio social da juventude no contexto da política de educação profissional do governo Lula (2003-2007) : encontros e desencontros
Autor : Santiago Magalhães, Polyanna
Palabras clave : Educação Profissional; Juventude; Política de Educação Profissional; Consórcio Social da Juventude
Fecha de publicación : 31-ene-2010
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Santiago Magalhães, Polyanna; de Oliveira, Ramon. O consórcio social da juventude no contexto da política de educação profissional do governo Lula (2003-2007) : encontros e desencontros. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumen : O presente estudo tem por objetivo identificar as convergências e divergências entre a concepção de educação profissional do governo Lula e as concepções, diretrizes e práticas das entidades executoras do Consórcio Social da Juventude (CSJ) e, em caráter complementar, quais as suas causas e consequências. Considerando que a educação profissional é um campo em disputa, onde diferentes propostas buscam ganhar hegemonia, partiu-se da hipótese de que existiam incongruências entre a concepção de educação profissional do governo Lula e as concepções, diretrizes e práticas das entidades executoras do CSJ, e estas incoerências resultariam em déficit de implementação do Programa. A pesquisa foi realizada junto a dois Consórcios Sociais da Juventude: Recife e Salvador. Para o levantamento de dados foram realizadas análise documental, entrevistas e coleta de dados quantitativos, o que permitiu colocar em diálogo as diferentes concepções de educação profissional presentes tanto no âmbito do governo, quanto entre as entidades executoras. Embora o governo tenha logrado avanços conceituais no que se refere à política de educação profissional, este apresentou baixa capacidade de disseminação de sua concepção gerando contradições entre aquilo que propôs a política e o que se materializou na ação, o que, no caso do Consórcio Social da Juventude, determinou a efetiva diferença entre os resultados esperados e aqueles alcançados pelo Programa
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3780
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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