Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37665

Compartilhe esta página

Título: Um framework para melhoria contínua dos processos de aquisição de TI para organizações públicas federais brasileiras
Autor(es): SANTOS, Melquizedequi Cabral dos
Palavras-chave: Ciência da Computação; Sistemas de Informação
Data do documento: 23-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Melquizedequi Cabral dos. Um framework para melhoria contínua dos processos de aquisição de TI para organizações públicas federais brasileiras. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Aquisição de Tecnologia da Informação (ATI) é essencial para apoiar os processos e as atividades nas organizações públicas e privadas ao redor do mundo. No contexto das Organizações Públicas Federais Brasileiras (OPFBs), os processos de ATI são regidos pela norma Instrução Normativa 01 de 2019 (IN01/2019), pela Lei 8.666/93, entre outras. No entanto, essas normas possuem limitações como a falta de processos, artefatos e atividades específicas que orientem a realização de melhoria contínua dos processos de ATI. Além disso, há indícios de que fatores críticos (FC) influenciam a qualidade desses processos. O principal objetivo desta tese foi desenvolver um framework específico para oferecer suporte aos gestores de TI quando eles forem otimizar os processos de ATI, bem como identificar os FC para auxiliá-los no entendimento, gerenciamento e implementação da melhoria contínua nos processos de ATI. Para atingir o objetivo foram realizados três ciclos de Pesquisa-Ação, envolvendo entrevistas, intervenções e melhorias nos processos de ATI de uma OPFB, visando a construção e a avaliação do framework. Adicionalmente, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas junto aos gestores e especialistas de tecnologia da informação (TI) de outras OPFBs, visando construir uma teoria preliminar sobre os FC nesse contexto. O framework foi construído e avaliado com sucesso em uma típica organização pública federal do setor de educação, provendo benefícios como melhoria da satisfação das partes interessadas; reduções nas taxas de falha e retrabalho; melhor adesão aos processos de ATI e melhoria da qualidade desses processos. Após análise qualitativa dos dados, através de técnicas da Teoria Fundamentada nos Dados, emergiu uma teoria sobre os principais FC que influenciam a qualidade dos processos de ATI. O framework e a teoria são um avanço na aplicação da norma IN01 e se constituem como importantes instrumentos de implementação, compreensão e suporte para os gestores de TI das OPFBs. Na prática, os gestores de TI podem utilizar o framework para apoiar suas ações durante a implementação da melhoria contínua dos processos de ATI em suas instituições. A teoria proporciona aos gestores de TI um suporte na compreensão dos FC, visando potencializar os efeitos positivos ou prevenir, mitigar ou aceitar os efeitos negativos que esses fatores podem causar se não forem considerados durante a melhoria contínua dos processos de ATI.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37665
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Melquizedequi Cabral dos Santos.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons