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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3766
Title: A participação da família na escola e suas interfaces com a gestão: caminhos possíveis em instituições da Rede Municipal de Ensino do Recife
Authors: Ximenes de Souza, Priscila
Keywords: Participação; Escola pública; Família; Gestão democrática
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ximenes de Souza, Priscila; Rosa Marques, Luciana. A participação da família na escola e suas interfaces com a gestão: caminhos possíveis em instituições da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O presente estudo insere-se no debate sobre gestão da educação e trata da participação da sociedade na escola pública brasileira, mais especificamente, a participação da família dos estudantes. Tem como objetivo analisar as concepções e práticas dessa participação que vem se instituindo no cotidiano escolar e parte da consideração de que essa atuação inscreve-se no processo macrossocial de construção de relações democráticas e de que o espaço da escola tem sido um território partilhado, bem como disputado, pelas famílias, professores, diretores e funcionários. Esses atores educativos, apesar de terem o estudante/criança como um ponto em comum, pois, em tese, todos trabalham para o bom desenvolvimento do mesmo, são dotados de bases de legitimidade distintas. Por isso, foi importante a realização de uma revisão bibliográfica que permitiu definir como parâmetros teóricos os conceitos de democracia e participação (SANTOS, 2002; LACLAU, 1986, 1993; MOUFFE, 2003; GOHN, 2001; PATEMAN, 1992; MANTOVANELI JUNIOR, 2006), escola e família (SCOTT, 2004; STRAUSS, 1980; BOURDIEU, 1993; DONZELOT, 1986; CARVALHO, 1995; GOLDANI, 1993; SZYMANSKI, 2005, 1997; SARTI, 2007). A compreensão de que os sujeitos sociais não agem de forma homogênea ou única, mas, pelo contrário, assumem posturas diferenciadas dependendo do tempo e dos espaços em que se inserem fizeram com que o percurso metodológico estivesse fundamentado na Teoria do Cotidiano (CERTEAU, 1994), mais estritamente nos Estudos nos/dos/com Cotidiano Escolar (FERREIRA, 2003; OLIVEIRA, 2008). Deste modo, foram realizadas observações, durante quatro meses, das atividades de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife conhecidas por terem uma gestão comprometida com o fazer democrático e uma significativa articulação com a comunidade. Também foram coletadas informações de caráter documental junto a Comissão de Gestão Democrática da Secretaria de Educação da cidade e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as diretoras e os representantes dos pais/responsáveis no conselho escolar de cada uma das instituições. Os dados registrados no diário de campo, documentos e entrevistas foram analisados à luz do aporte teórico e metodológico construído e apontaram que a participação da família na escola pública existe, mas possui configurações diversas que estão intimamente ligadas às características específicas do grupo social que constitui a escola. Além disso, ficou claro que a análise da ação participativa das famílias dos estudantes varia devido aos objetivos que as próprias famílias têm com essa participação e aquilo que os professores, diretores e demais funcionários da escola esperam que aconteça, como também pelos modos que o tempo e o espaço de participação são tomados por esses atores. Assim, podemos concluir que há uma variedade de formas de participação das famílias que, embora sejam pouco reconhecidas, são legítimas, uma vez que favorecem o cumprimento da função social da escola e colaboram na construção de uma cultura escolar democrática
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3766
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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