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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37656
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Título: | Validação do conteúdo do diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca |
Autor(es): | SILVA, Cláudia Gabrielle da |
Palavras-chave: | Conhecimento; Diagnósticos de enfermagem; Insuficiência cardíaca; Educação em saúde; Processo de Enfermagem |
Data do documento: | 26-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Cláudia Gabrielle da. Validação do conteúdo do diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | A educação em saúde implementada pelo enfermeiro tem como objetivo instrumentalizar os pacientes com insuficiência cardíaca sobre o conhecimento da sua doença/tratamento, com foco para a adesão terapêutica e, consequentemente, a redução da morbidade e mortalidade. Para executá-la, o enfermeiro, por meio do Processo de Enfermagem, elenca as reais necessidades, nomeando-as como diagnósticos de enfermagem. Uma das necessidades pode ser identificada como o diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente, o qual é um dos 70 diagnósticos de enfermagem da Taxonomia II da NANDA-I com necessidade de validação para assegurar uma terminologia baseada em evidências. Dessa forma, este estudo teve como objetivo validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca. Se trata de uma pesquisa metodológica, a qual teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer nº: 3.267.149 e CAAE nº: 08322819.8.0000.5208. Foi realizada em duas etapas: validade teórico-causal e validação de conteúdo por especialistas. Para a primeira etapa, foi construída uma Teoria de Médio Alcance com a identificação dos elementos (atributos, antecedentes e consequentes), com a realização do pictograma, proposições e relações causais. Para tanto, esses passos foram ancorados por uma revisão integrativa e o modelo teórico de Adaptação de Sister Callista Roy. Na segunda etapa, a definição e os indicadores diagnósticos de Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca foram avaliados por 48 juízes – enfermeiros com variados graus de expertise. Os juízes avaliaram a definição, fatores relacionados, características definidoras, populações de risco e condições associadas do diagnóstico Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca a partir da Teoria de Médio Alcance, com a utilização de cinco escores (elemento não indicativo a elemento muito indicativo do diagnóstico de enfermagem). Os dados obtidos foram organizados em uma planilha e analisados com o auxílio do programa SPSS versão 21.0 e do software R versão 3.2.0. Foram calculados Índice de Validade de Conteúdo (IVC), ponderado pelo nível de expertise dos especialistas, medianas e seus respectivos Intervalos de Confiança (IC) de 95%. Desta maneira, o elemento foi considerado válido quando apresentou mediana de IVC ≥ 0,8 no IC. A definição construída a partir da TMA foi considerada representativa em relação à Taxonomia II da NANDA-I. Quanto aos indicadores do diagnóstico, três fatores relacionados, duas populações de risco, uma condição associada e seis características definidoras foram considerados válidos (IVC ≥ 0,8 no IC). Assim, a validação do conteúdo do DE Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca apontou indicadores diagnósticos válidos para que o enfermeiro tenha dados sólidos e possa implementar ações de educação em saúde direcionadas às reais necessidades de cada indivíduo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37656 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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