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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3761

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins de Araújo, Clarissa pt_BR
dc.contributor.authorMelquiades Araújo Silva, Eversonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:16:23Z-
dc.date.available2014-06-12T17:16:23Z-
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMelquiades Araújo Silva, Everson; Martins de Araújo, Clarissa. A formação do arte/educador : um estudo sobre história de vida, experiência e identidade. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3761-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender quais as experiências formativas possibilitam a constituição da identidade de arte/educador. Para tanto, adotamos os princípios da pesquisa autobiográfica como aporte teórico-metodológico do processo investigativo empreendido. Constituíram-se sujeitos da nossa pesquisa quatro arte/educadores pernambucanos, que possuem uma trajetória de vida pessoal, acadêmica e profissional consolidada. Os procedimentos de coleta de dados foram realizados a partir da gravação da narrativa de vida desses arte/educadores em áudio, e posteriormente transcritas, constituindo-se em autobiografias, que denominamos de protocolos de memória. Apesar de singulares e subjetivas, as trajetórias de vida dos arte/educadores apresentam muitas convergências, seja pela ausência ou grande frequência das experiências formativas de arte. A partir da análise categorial, foi possível mapear, nos diferentes ciclos de vida dos arte/educadores (infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice), as experiências formativas que lhes possibilitaram a constituição de sua identidade docente. Essas experiências foram denominadas de: (1) experiências familiares, (2) escolares, (3) docentes, (4) nos movimentos sociais, (5) acadêmicas, (6) de criação, (7) em grupos artísticos, (8) em cursos e (9) de gestão educativa. Os dados revelaram, entre outros aspectos, que as experiências nos movimentos sociais e acadêmicas, apresentam-se em maior número de frequência nas narrativas dos arte/educadores, concentrando-se especificamente, na fase da juventude e da maturidade. Isto nos indica que o processo de profissionalização do arte/educador ocorre, em grande medida, nessas fases, período também onde se estabelece o processo de consolidação da identidade profissional desses arte/educadores, nas quais, as experiências acadêmicas e nos movimentos sociais desempenham um papel primordial. Por fim, foi possível sistematizar princípios norteadores para a formação de professor para o ensino de arte a partir das experiências formativas extraídas da história de vida dos arte/educadorespt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação do Arte/Educadorpt_BR
dc.subjectArte/Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória de Vidapt_BR
dc.subjectExperiência Formativapt_BR
dc.subjectIdentidade Docentept_BR
dc.subjectJohn Deweypt_BR
dc.titleA formação do arte/educador : um estudo sobre história de vida, experiência e identidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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