Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3761
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins de Araújo, Clarissa | pt_BR |
dc.contributor.author | Melquiades Araújo Silva, Everson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:16:23Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:16:23Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Melquiades Araújo Silva, Everson; Martins de Araújo, Clarissa. A formação do arte/educador : um estudo sobre história de vida, experiência e identidade. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3761 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo compreender quais as experiências formativas possibilitam a constituição da identidade de arte/educador. Para tanto, adotamos os princípios da pesquisa autobiográfica como aporte teórico-metodológico do processo investigativo empreendido. Constituíram-se sujeitos da nossa pesquisa quatro arte/educadores pernambucanos, que possuem uma trajetória de vida pessoal, acadêmica e profissional consolidada. Os procedimentos de coleta de dados foram realizados a partir da gravação da narrativa de vida desses arte/educadores em áudio, e posteriormente transcritas, constituindo-se em autobiografias, que denominamos de protocolos de memória. Apesar de singulares e subjetivas, as trajetórias de vida dos arte/educadores apresentam muitas convergências, seja pela ausência ou grande frequência das experiências formativas de arte. A partir da análise categorial, foi possível mapear, nos diferentes ciclos de vida dos arte/educadores (infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice), as experiências formativas que lhes possibilitaram a constituição de sua identidade docente. Essas experiências foram denominadas de: (1) experiências familiares, (2) escolares, (3) docentes, (4) nos movimentos sociais, (5) acadêmicas, (6) de criação, (7) em grupos artísticos, (8) em cursos e (9) de gestão educativa. Os dados revelaram, entre outros aspectos, que as experiências nos movimentos sociais e acadêmicas, apresentam-se em maior número de frequência nas narrativas dos arte/educadores, concentrando-se especificamente, na fase da juventude e da maturidade. Isto nos indica que o processo de profissionalização do arte/educador ocorre, em grande medida, nessas fases, período também onde se estabelece o processo de consolidação da identidade profissional desses arte/educadores, nas quais, as experiências acadêmicas e nos movimentos sociais desempenham um papel primordial. Por fim, foi possível sistematizar princípios norteadores para a formação de professor para o ensino de arte a partir das experiências formativas extraídas da história de vida dos arte/educadores | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação do Arte/Educador | pt_BR |
dc.subject | Arte/Educação | pt_BR |
dc.subject | História de Vida | pt_BR |
dc.subject | Experiência Formativa | pt_BR |
dc.subject | Identidade Docente | pt_BR |
dc.subject | John Dewey | pt_BR |
dc.title | A formação do arte/educador : um estudo sobre história de vida, experiência e identidade | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo230_1.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons