Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37618

Compartilhe esta página

Título: Caracterização química e potenciais antioxidante antinociceptivo do óleo essencial de Psidium salutare (Kunth) O. Berg
Autor(es): SILVA, Wilka Maria do Nascimento
Palavras-chave: Plantas medicinais; Caatinga; Plantas da Caatinga
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Wilka Maria do Nascimento. Caracterização química e potenciais antioxidante antinociceptivo do óleo essencial de Psidium salutare (Kunth) O. Berg. 2019. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Psidium salutare (Kunth) O. Berg conhecida popularmente como araçá é utilizada na medicina tradicional no tratamento de dores de estômago e diarreias. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar quimicamente o óleo essencial extraído das folhas de P. salutare (PsEO) assim como realizar os ensaios antioxidantes e antinociceptivo para avaliar seu potencial quanto a estas atividades biológicas. A caracterização química foi realizada através do método de cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (GC-MS), seguido dos ensaios antioxidantes realizados através do método do DPPH e fosfomolibdênio (capacidade antioxidante total), e dos ensaios antinociceptivos realizados em modelo in vivoatravés dos testes de contorção abdominal e formalina. O possível mecanismo por qual corre a antinocicepção também foi realizado através do uso de bloqueadores específicos das principais vias, e o teste de toxicidade aguda em modelo in vivo. O óleo essencial apresentou rendimento de 0,527% possuindo 58 compostos distintos sendo 56 deles identificados, dentre os quais 1,8-cineol (14,05%), E-cariofileno (8,86%), Selina-3,7(11)- dieno (5,94%), α-eudesmol (6,51%), α-Panasinsen (6,39%) e α-pinene (4,38%) se destacaram como sendo os compostos majoritários. Os ensaios de DPPH e fosfomolibdênio exibiram uma baixa capacidade antioxidante, sendo esta de 27.68 ± 0.16 de sequestro do radical DPPH e 22,57±0,073 de formação do complexo fosfomolibdênio numa concentração de 5,000 µg/mldo óleo em ambos os testes. Por outro lado, o teste de contorção abdominal exibiu uma atividade antinociceptiva pela redução das contorções em 73.52% numa dose de 250 mg/kg.O teste da formalina apresentou uma típica resposta bifásica (1° fase: de 0-5 min; 2° ase: de 15-30 min) onde o PsEO numa concentração de 250 mg/kg trouxe uma redução significativa na lambida da pata de 57,76% na fase inicial (dor neurogênica) e 80,31% na fase tardia tardia (dor inflamatória). O uso da naloxona demonstrou que o possível mecanismo de ação envolvido na nocicepção ocorre através da participação do sistema opióide por via central. Os resultados aqui apresentados demonstram uma variedade na composição química do óleo essencial obtido a partir das folhas de P. salutare; como também um potencial deste como agente antinociceptivo e antioxidante podendo ser empregado para a elaboração de novos fármacos para inibição da dor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37618
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wilka Maria do Nascimento Silva.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons