Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37613

Compartilhe esta página

Título: A modernização da gestão empresarial no Polo de Confecções do Agreste: um estudo sobre a atuação dos consultores na experiência socioprodutiva.
Autor(es): VASCONCELOS, Amanda Lima de
Palavras-chave: Roupas - Confecção - Caruaru (PE); Consultoria; Setor informal (Economia)
Data do documento: 18-Jul-2018
Citação: VASCONCELOS, Amanda Lima de. A modernização da gestão empresarial no Polo de Confecções do Agreste: um estudo sobre a atuação dos consultores na experiência socioprodutiva. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo central identificar as formas de atuação dos consultores organizacionais na direção da modernização da gestão empresarial na experiência socioprodutiva do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação de caráter qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas junto a 6 consultores, que atuam no segmento de confecção, e também fez-se uso de um arcabouço teórico, referente à temática da consultoria e ao histórico do Polo de Confecções em sua dinâmica constitutiva e nas transformações recentes. Os resultados dessa pesquisa indicam que nas etapas de intervenção adotadas pelos consultores, há variações de uma abordagem para a outra, não existindo uma padronização; percebe-se, também, que é adotada uma sequência de fases lógicas que irão, a princípio, nortear a atuação desses agentes junto aos sistemas clientes, podendo posteriormente haver um ajuste à realidade das empresas. Em relação à informalidade da gestão e dos processos nos sistemas clientes, os consultores se depararam com empresas familiares imersas em formas de organização tradicionais, gestão intuitiva, ausência de planejamento, em paralelo com práticas referidas ao padrão formal, resultando no hibridismo entre o tradicional e o moderno. As ações dos consultores frente à informalidade da gestão e dos processos nos sistemas clientes ocorrem através da adaptação de suas metodologias, propagação de vantagens em prol da formalização. Diante do exposto, conclui-se que os consultores organizacionais propõem a modernização da gestão empresarial, a partir essencialmente da adaptação, utilizando-se desta como uma estratégia de inserção e disseminação da formalização, com vistas a obter adesão ao padrão moderno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37613
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASCONCELOS, Amanda Lima de.pdf823,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons