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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37130

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dc.contributor.advisorANJOS NETO, Mário Rodrigues dos-
dc.contributor.authorCONSERVA, Anadrízia de Lima Malagueta-
dc.date.accessioned2020-04-13T19:20:25Z-
dc.date.available2020-04-13T19:20:25Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2020-04-13-
dc.identifier.citationCONSERVA, Anadrízia de Lima Malagueta. Design Thinking e sua influência no desenvolvimento de softwares/apps. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37130-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar o método Design Thinking na percepção dos gestores e analistas de sistemas de uma empresa privada de software e em um órgão público do Poder Judiciário localizados na região Nordeste - Brasil. A abordagem utilizada nesta investigação tem um caráter qualitativo e coletou dados através de uma entrevista semiestruturada com o gestor de uma empresa privada de software e um servidor público do judiciário. Os principais resultados desta pesquisa mostram evidências positivas e negativas sobre o uso do Design Thinking nas organizações pesquisadas. As contribuições deste trabalho são úteis para ampliar o conhecimento sobre esse método na literatura. Observou-se que na indústria de desenvolvimento de software, percentuais relativos de projetos são cancelados, além disso, outros ultrapassam o valor que foi estimado inicialmente. Destes projetos, o primeiro fator que se deve destacar para obter êxito, é a participação do usuário, com um 15,9% de influência no êxito. Ademais, 75% dos profissionais da indústria estimam que seus projetos apresentam riscos desde o início, e um 78% admitem que os Stakeholders (pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa) necessitam se envolver mais com a empresa. Concluiu-se que uma alternativa para incentivar a participação dos usuários é a utilização de metodologias ágeis, como é o caso do Design Thinking: sendo um processo usado para incentivar a criatividade e inovação, integrando fatores humanos, empresariais e tecnológicos no desenho, formulação e resolução de problemas. Seu enforque está centrado no ser humano.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectIndústria de softwarept_BR
dc.titleDesign Thinking e sua influência no desenvolvimento de softwares/apps.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770596Z1pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study is to analyze the Design Thinking method in the perceptions of system managers and analysts of a private software company and in a public body of the Judiciary Branch located in the Northeast region of Brazil. The approach used in this investigation has a qualitative character and collected data through a semi-structured interview with the manager of a private software company and a public servant of the judiciary. The main results of this research show positive and negative evidences about the use of Design Thinking in the researched organizations. The contributions of this work are useful to broaden the knowledge about this method in the literature. It was observed that in the software development industry, relative percentages of projects are canceled, in addition, others exceed the value that was initially estimated. Of these projects, the first factor that must be highlighted in order to be successful is user participation, with a 15.9% influence on success. In addition, 75% of industry professionals estimate that their projects present risks from the outset, and 78% admit that Stakeholders (a person or group with an interest in a company) need to become more involved with the company. It was concluded that an alternative to encourage user participation is the use of agile methodologies, such as Design Thinking: being a process used to encourage creativity and innovation, integrating human, business and technological factors in the design, formulation and troubleshooting. His hang is centered on the human being.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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