Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37113
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTRO, Jose Cícero de | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Leiliane Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T22:52:02Z | - |
dc.date.available | 2020-04-08T22:52:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-08 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Leiliane Maria de. A vantagem competitiva nas instituições de ensino básico sob a perspectiva da teoria baseada em recursos. Caruaru: O Autor, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37113 | - |
dc.description.abstract | Tomando por base as instituições de ensino básico e a grande competitividade entre as instituições, decidiu-se estudar esse setor, para compreender melhor o fenômeno da Vantagem Competitiva entre elas. Sendo assim, com o propósito de identificar quais empresas nesse ramo obtêm vantagens competitivas, e quais suas fontes, este trabalho tem por objetivo geral, analisar as implicações competitivas nas instituições de ensino no município de Caruaru - Pernambuco de acordo com os pressupostos da RBV. Com o intuito de alcançar os objetivos, foi realizado pesquisas bibliográficas dos principais autores nacionais e internacionais sobre temas do contexto organizacional, tais como: Resourced-Based View – RBV e modelo VRIO, de Barney e Hersterly (2007). A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A pesquisa chegou aos resultados de que todas as escolas possuíam recursos considerados valiosos para a empresa, foi constatado durante a pesquisa que as escolas A e D, possuem vantagem competitiva temporária. A empresa B possui paridade competitiva com relação as instituições de ensino no município, e a empresa C por sua vez, apresentou desvantagem competitiva com relação as demais. Isso porque apesar de reter recursos valiosos, a empresa não possui recursos raros, custosos de imitar e não utiliza a capacidade da empresa para explorar os recursos que possui. Dos recursos considerados estratégicos o principal deles é o recurso humano. Nenhuma das empresas contidas nessa pesquisa apresentou vantagem competitiva sustentável. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Concorrência | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.title | A vantagem competitiva nas instituições de ensino básico sob a perspectiva da teoria baseada em recursos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4415439P6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Strategic management tries to explain through theories and concepts, how institutions, in various segments of the market, can achieve a good performance and stand out from the others. Considering the number of institutions of basic education and the great competitiveness among them, it was decided to study this sector, to better understand the phenomenon of Competitive Advantage in the market. Thus, with the purpose of identifying which companies in this branch obtain competitive advantages, and what their sources, this work has as general objective, to analyze the competitive implications in the educational institutions in the municipality of Caruaru - Pernambuco according to the assumptions of the RBV. In order to reach the objectives, bibliographical researches of the main national and international authors on subjects of the organizational context, such as: Resourced-Based View - RBV and VRIO model, by Barney and Hersterly (2007). The data collection was done through the application of a questionnaire and semi-structured interview. The research arrived at the results of which all the schools possessed resources considered valuable for the company, it was found during the research that schools A and D have a temporary competitive advantage. Company B has competitive parity with respect to educational institutions in the city, and company C in turn presented a competitive disadvantage in relation to the others. This is because despite retaining valuable resources, the company lacks rare, costly resources to imitate and does not utilize the company's ability to exploit the resources it owns. Of the resources considered strategic, the main one is the human resource. None of the companies contained in this research presented a sustainable competitive advantage. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO, Leiliane Maria de.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons