Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37102

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorALVES, Rozimary Maria da Conceição-
dc.date.accessioned2020-04-07T19:49:30Z-
dc.date.available2020-04-07T19:49:30Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2020-04-07-
dc.identifier.citationALVES, Rozimary Maria da Conceição. Desenvolvimento de estratégias competitivas no setor alimentício: um estudo de caso na cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37102-
dc.description.abstractPercebe-se que as constantes transformações do mundo globalizado e a nova forma como a economia se apresenta provocaram transformações significativas no ambiente empresarial, especialmente no tocante a velocidade com que essas mudanças ocorrem, bem como, a competitividade desenfreada entre as organizações. Em virtude disso, o que se percebe são consumidores cada vez mais exigentes, o que faz com que as empresas estejam constantemente buscando inovar-se para não serem engolidas pela concorrência. Também é indispensável que as mesmas prestem um serviço de excelente qualidade e estejam amparadas por um planejamento estratégico bem estruturado. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias utilizadas por uma pequena empresa no setor alimentício situada em um bairro na cidade de Caruaru-PE. Inicialmente buscou-se realizar uma revisão da literatura dos temas relevantes para a construção do presente estudo. Logo após, desenvolveu-se a metodologia adotada à presente pesquisa para em seguida proceder com a caracterização da empresa. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada utilizando uma amostra de cinco pessoas, entre elas o proprietário da empresa, o gerente e mais três clientes, focando nas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas com as dimensões da qualidade, visando a construção da Matriz SWOT como ferramenta apropriada para pontuar a situação atual da empresa. Mediante a análise dos dados coletados, observou-se que a empresa apresenta alguns pontos que necessitam serem revistos e trabalhados, visando minimizar os impactos negativos que possam ser desencadeados pelos mesmos, tais como: segurança e quantidade de funcionários.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectServiços ao clientept_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAlimentos - Comércio - Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de estratégias competitivas no setor alimentício: um estudo de caso na cidade de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705060Y8pt_BR
dc.description.abstractxIt can be seen that the constant changes in the globalized world and the new way in which the economy presents itself have caused significant transformations in the business environment, especially regarding to the speed which these changes occur, as well as the unbridled competitiveness between organizations. As a result, what is perceived are increasingly demanding consumers, which means that companies are constantly seeking to innovate themselves in order not to be swallowed by competition. It is also essential that they provide an excellent quality service and are supported by a well-structured strategic planning. This research’s goal was to analyze the strategies used by a small company in the food sector that is locatade in the city of Caruaru-PE. Initially, a literature review of relevant subject-matter for this Study construction of the was made it. Right after, the methodology adopted to the present research was developed to proceed with the characterization of the company. A semistructured interview was applied, focusing on the strengths and weaknesses, opportunities and threats related to the dimensions of quality, aiming at the construction of the SWOT Matrix, as an appropriate tool to punctuate the current situation of the company. Throughout the collected data analysis, it was observed that the company presents some points that need to be reviewed and worked out, in order to minimize the negative impacts that can be triggered by them, such as: safety and amount of employees.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Rozimary Maria da Conceição.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons