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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37093

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALENÇA, Sandro-
dc.contributor.authorSANTOS, Márcia Maria dos-
dc.date.accessioned2020-03-14T00:12:18Z-
dc.date.available2020-03-14T00:12:18Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.date.submitted2020-03-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Márcia Maria dos. A bicicleta como meio de transporte e instrumento de lazer: um estudo da percepção de ciclistas acerca do uso da biblioteca em cidades do agreste de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37093-
dc.description.abstractO crescimento desordenado e explosivo das cidades, somado às políticas de incentivo ao uso de transportes motorizados, conduzem a uma crise de mobilidade urbana. Nesse sentido, políticas públicas têm sido formuladas propondo às cidades uma mobilidade baseada em princípios da sustentabilidade. A inclusão das bicicletas nas cidades se apresenta como parte da solução ao problema da imobilidade urbana, sendo um veículo não motorizado, capaz de reordenar e reconfigurar os espaços urbanos, proporcionando também mudanças culturais, sociais e ambientais. Tendo em vista sua importância, o estudo busca analisar como ciclistas podem criar uma cultura favorável ao uso deste veículo em municípios do Agreste de Pernambuco. Assim, o objetivo geral do estudo foi descrever a experiência de ciclistas em relação ao uso da bicicleta como meio de transporte e em atividades de lazer, buscando entender a importância da bicicleta para eles, bem como entender de que forma eles podem incentivar as pessoas em seus municípios. Para se alcançar o objetivo proposto, o método utilizado foi a análise de conteúdo, seguindo-se as técnicas propostas por Bardin (1977). Em relação aos procedimentos metodológicos empregados, realizaram-se entrevistas e observações diretas com 12 usuários do veículo estudado para a coleta de evidências. Os resultados indicaram que os ciclistas do agreste de Pernambuco usam a bicicleta como meio de transporte e, principalmente, como instrumento de lazer. Declararam, ainda, que a bicicleta proporciona saúde e qualidade de vida; garante ótima relação custo/benefício, proporciona mobilidade, agilidade e otimização de tempo; permite a vivência de experiências particulares; assegura socialização entre os indivíduos e não agride o ambiente.pt_BR
dc.format.extent103p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectPolítica de transporte urbanopt_BR
dc.titleA bicicleta como meio de transporte e instrumento de lazer: um estudo da percepção de ciclistas acerca do uso da biblioteca em cidades do agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796561U7pt_BR
dc.description.abstractxThe disorderly and explosive growth of cities, in addition to policies to encourage the use of motorized transport, leading to a crisis of urban mobility. In this sense, public policies have been formulated proposing to cities a mobility based on principles of sustainability. The inclusion of bicycles in cities presents himself as part of the solution to the problem of urban immobility, being a non-motorized vehicle, able to reorder and rewrite the urban spaces, providing also cultural, social and environmental changes. In view of its importance, the study seeks to analyse how cyclists can create a culture favorable to the use of this vehicle in Rural municipalities of Pernambuco. Thus, the overall objective of the study was to describe the experience of riders concerning the use of the bike as means of transport and leisure activities, seeking to understand the importance of bike for them, as well as understand how they can encourage people in their municipalities. To achieve the proposed objective, the method used was the analysis of content, followed by the techniques proposed by Bardin (1977). In relation to methodological procedures employees, interviews and direct observations with 12 vehicle users studied for evidence collection. The results indicated that cyclists from the wild of Pernambuco use the bicycle as means of transport and, above all, as an instrument of pleasure. Stated, Furthermore, that the bicycle provides health and quality of life; ensures excellent cost/benefit, provides mobility, agility and time optimization; allows the experience of particular experiences; ensures socialization between individuals and environmentally friendly way.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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