Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3700
Título: Turismo : diagnóstico pernambucano e os dispêndios públicos realizados no período de 1997 a 2007
Autor(es): Meireles, Ney Ricardo de
Palavras-chave: Pernambuco;Turismo;Estratégia;Desenvolvimento;Planejamento
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ricardo de Meireles, Ney; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Turismo : diagnóstico pernambucano e os dispêndios públicos realizados no período de 1997 a 2007. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A dissertação aborda a importância do turismo como um instrumento para geração de riquezas e como uma estratégia para o desenvolvimento econômico em Pernambuco. Dessa forma, pela contribuição que o turismo pode produzir no campo estratégico para o desenvolvimento econômico e social, através do aumento dos investimentos, criação de emprego e renda, propõe-se uma análise e descrição de algumas nuanças dessa relevante atividade durante a história da humanidade, destacando sua evolução, órgãos responsáveis, conceitos e classificações, além da preocupação com questões relacionadas ao planejamento do mesmo, de modo a desenvolvê-lo de forma responsável e sustentada, a fim de potencializar os benefícios e minimizar os malefícios causados normalmente ao meio ambiente e ao patrimônio cultural. O estudo ainda evidenciou que tanto o Brasil, em comparação com o resto do mundo, como o Estado de Pernambuco, em relação à Federação, aproveitam muito pouco o potencial que possuem. Por isso houve o cuidado de se verificar como foram implementados os investimentos pelo governo estadual, no período de 1997 a 2007, observando-se, inclusive, a comparação entre o recurso disponibilizado no orçamento e o que foi efetivamente executado e ainda se tais despesas influenciaram positivamente a atividade do turismo. Para se atingir os objetivos, trabalhou-se com as variáveis receita turística, renda turística e número de visitantes (nacionais e estrangeiros), considerando o mesmo intervalo de tempo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3700
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2855_1.pdf1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.