Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36940

Compartilhe esta página

Título: Inserção de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de evolução: trabalhando o conceito de seleção natural no ensino médio
Autor(es): SILVA, Maria das Dores da
Palavras-chave: Biologia – Ensino Médio; Evolução – Biologia; Tecnologia Educacional
Data do documento: 6-Dez-2019
Citação: SILVA, M. D.
Abstract: Desde que a teoria da Evolução Biológica foi elaborada por Charles Darwin, e divulgada em 1859 no livro intitulado ―A Origem das Espécies‖, inúmeras mudanças vêm sendo somadas no decorrer do tempo, para melhor explicar que todos os seres vivos se modificam com o passar das gerações, e que essas modificações são decorrentes de uma força evolutiva chamada de Seleção Natural. Sem dúvida alguma, a teoria da seleção natural foi um marco para as ciências naturais, pois passou a explicar o mecanismo, o surgimento e a transformação de toda a diversidade biológica que se tem até hoje. Por meio desse mecanismo evolutivo, os organismos com alguma vantagem terão mais chances de sobreviver e irão transmitir, geneticamente, estas características para as gerações seguintes, de forma que, ao longo do tempo, seus descendentes irão substituir aqueles indivíduos menos aptos. A evolução por meio da seleção natural é considerada, na atualidade, o único processo capaz de gerar adaptações nos indivíduos e populações para sua sobrevivência no meio ambiente. Explicar essa ideia complexa aos alunos é, na maioria das vezes, difícil pois além da subjetividade dos assuntos relacionadas à Evolução, há um confronto da teoria com ideias religiosas prévias dos alunos. Assim, é importante criar métodos que possam aproximar o conhecimento científico da realidade na qual o aluno está inserido. E é nesse contexto que surgem as Histórias em Quadrinhos (HQs), que é considerada um meio de comunicação em massa cada vez mais popular entre os jovens. Além de ser um recurso didático lúdico, é também uma opção barata, de leitura simples e atrativa, e com presença de imagens associada a escrita, que ajudam na compreensão e na formulação de conceitos científicos básicos. Sendo assim, esta pesquisa aplicou as Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático para trabalhar o conceito de seleção natural com os alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, do município de Passira, Pernambuco. Foi realizada uma abordagem qualitativa, com turmas da disciplina de Biologia. Após a construção da HQ pela autora, abordando o conceito de seleção natural, foi entregue aos alunos um questionário com questões referentes ao tema, a fim de resgatar o conhecimento prévio dos discentes. Após a aula ministrada pela autora, utilizando o material didático, foi solicitado aos alunos que eles mesmos construíssem suas HQs sobre seleção natural. Após essa etapa, foi realizada uma socialização quando os alunos apresentaram suas HQs para turma, juntamente com aplicação de um segundo questionário sobre a metodologia utilizada. Com os resultados, ficou evidente que o uso das HQs sobre seleção natural na aula se mostrou um recurso didático eficaz, que ajudou na compreensão do conceito. Foi perceptível que mais de 50% das questões específicas propostas no questionário foram corretamente respondidas. As HQs se mostraram um recurso eficaz para a fundamentação do conceito de seleção natural, foi bem aceita pelos alunos, e contribuiu significativamente para uma melhor integração dos alunos entre si e com o professor. As histórias propostas foram também muito criativas, facilitada pelo fácil manuseio do material, pela linguagem simples e divertida. Conclui-se que as HQs são ferramentas pedagógicas de grande valia no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo com subsídios teóricos e práticos para auxiliarem tanto os docentes quanto os discentes no contato e discussão de temas referentes à área de Evolução.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36940
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria das Dores da.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons