Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3691
Título: Grupo terapêutico educação em saúde: promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas
Autor(es): Cordeiro Vasconcelos, Selene
Palavras-chave: Enfermagem; Educação em Saúde; Autocuidado; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cordeiro Vasconcelos, Selene; Pinheiro Ramos, Vânia. Grupo terapêutico educação em saúde: promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumo: O modelo de tratamento em Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPSad) é realizado predominantemente por meio de grupos que proporcionam um ambiente terapêutico de reflexão e aprendizado. Por isso, foi esta a questão condutora deste trabalho: como o usuário de substâncias psicoativas percebe as intervenções do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na promoção de seu autocuidado? O artigo de revisão teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos enfermeiros brasileiros nas áreas de educação em saúde e abuso de substâncias psicoativas. Pesquisou-se na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, pesquisa essa que, após seleção de acordo com os critérios estabelecidos, resultou em cinco artigos, os quais não abordaram especificamente o autocuidado. Da análise desses artigos emergiram a temática Conhecer para cuidar e as subtemáticas O enfermeiro desempenha ações de educação em saúde com os usuários de substâncias psicoativas e O enfermeiro desempenha ações de educação permanente junto a profissionais da equipe de saúde que atuam na assistência a usuários de substâncias psicoativas . O artigo original teve como objetivo compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas. O estudo foi descritivo, exploratório e qualitativo, realizado em Recife-PE, com oito usuários de substâncias psicoativas em tratamento em um CAPSad. As entrevistas semiestruturadas seguiram as questões norteadoras: Como era sua vida antes de frequentar o Grupo Terapêutico Educação em Saúde? Conte a sua história nesse grupo. Qual o significado do Grupo Terapêutico Educação em Saúde para a sua vida? Como a sua vida está agora? Realizou-se análise de conteúdo e interpretação com base em constructos da Teoria do Autocuidado de Dorotea Orem. As categorias temáticas foram: Motivação para a vida ; Suporte para identificar as demandas terapêuticas de autocuidado ; Suporte para a construção da competência para o autocuidado . Esse grupo tem proporcionado um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e tem sido identificado pelos usuários como suporte para a aquisição de hábitos saudáveis
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3691
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9579_1.pdf7,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.