Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36877

Compartilhe esta página

Título: Aprimoramento da alocação de recursos na investigação criminal : uma abordagem segundo a teoria dos jogos
Autor(es): MUNIZ, Fábio Mota
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Teoria da decisão; Economia comportamental; Teoria econômica do direito; Combate à criminalidade; Teoria dos jogos; Investigação criminal
Data do documento: 27-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MUNIZ, Fábio Mota. Aprimoramento da alocação de recursos na investigação criminal: uma abordagem segundo a teoria dos jogos. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Uma análise perfunctória das notícias criminais que aportam nas unidades da Polícia Judiciária demonstra que algumas das ocorrências informadas são graves e possuem linhas investigativas viáveis, enquanto outras, além de apresentar baixo potencial lesivo, são de difícil apuração. Sendo os recursos restritos, ao utilizar o inquérito policial para apurar todos os fatos criminais noticiados, na sua formatação ordinária, a Polícia Judiciária os consome em investigações inviáveis, enquanto ocorrências graves e de simples solução permanecem aguardando na fila do sistema. Uma abordagem diferenciada dada as notícias criminais vêm se concretizando, ao longo dos anos, na Polícia Federal, tendo alcançando excelentes resultados práticos. No entanto, não se conhecem estudos que tratem do impacto desse procedimento na eficácia do órgão ou na sua demanda. Fez-se importante, então, verificar se a utilização de métodos diversificados de investigação policial, como a operação especial e a investigação através de sistemas informatizados (SI), além do inquérito policial ordinário, resulta em maior eficácia do que a adoção exclusiva deste último para apuração de todas as ocorrências criminais. Ainda, se a estratégia sugerida influencia na demanda criminal, desestimulando a prática de crimes de maior potencial ofensivo. No presente trabalho, os questionamentos levantados são abordados através de um experimento, com auxílio do software Ztree, The Zurich toolbox for Readymade Economic Experiments, que aplica a Teoria dos Jogos para análise das decisões de dois dos atores da investigação criminal: o sujeito que pratica crimes e o investigador policial. Os resultados encontrados demonstram uma queda vertiginosa na criminalidade grave, com decréscimo de 70,46% para 20,45% das ocorrências, quando a Polícia passa a adotar métodos diferenciados de investigação. Logo, há fortes evidências da necessidade de implementação de métodos diferenciados de investigação criminal nas Polícias Judiciárias, para melhor aproveitamento dos seus recursos e gestão da sua demanda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36877
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fabio Mota Muniz.pdf5,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons