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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36861
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Título : | Educação inclusiva na cidade de Passira-pe voltada às pessoas com deficiência: o que dizem os documentos? |
Autor : | SILVA, Rosângela Luzineide da |
Palabras clave : | Educação Inclusiva – Passira-PE; Plano Municipal de Educação |
Fecha de publicación : | 10-dic-2019 |
Citación : | SILVA, R. L. |
Resumen : | Debates sobre inclusão social discorre e possibilita reflexões sobre a inclusão educacional, tema que tem provocado debates nas últimas décadas, pois acredita-se que a educação possibilita uma inclusão social. Para que ocorra uma educação inclusiva de fato precisa ser eliminadas barreiras de diferentes dimensões que o conceito de acessibilidade presume hoje, sendo ela subdividida em: barreiras estruturais, atitudinais, comunicacional, instrumentais, programáticas e pedagógicas. Sendo assim, esta pesquisa buscou conhecer ações efetivas de políticas públicas implementadas e/ou projetadas na perspectiva da educação inclusiva no município de PassiraPE, levando em considerações o texto do PNEENEI, de 2008. O objetivo deste trabalho foi analisar a política pública de educação inclusiva implementada pela Secretaria Municipal de Educação na cidade de Passira-PE. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativa; onde foi feito uma revisão da literatura a respeito da importância das políticas públicas para alunos com deficiência. Logo em seguida partimos para a coleta de dados analisando o Plano Municipal de Educação e o Plano de Ação da cidade de Passira. Houve uma conversa com a coordenadora de educação especial da cidade para saber mais acerca dos planos. Por fim, realizamos o tratamento das informações e realizamos a análise e os resultados dos dados. Por meio da análise dos dados, utilizando a análise do conteúdo, foi possível sinalizar para algumas considerações: a Rede Municipal de Educação De Passira-PE, até o devido momento, não apresenta características e ações na perspectiva da inclusão em nenhuma das escolas do município; As maiores ações destaques do município, mencionadas foram: o curso de libras, priorizando os professores efetivos da rede do município e a adesão dos esportes adaptados no município. A análise dos dados da pesquisa trouxe à tona a realidade da educação inclusiva em Passira-PE, que a partir das Políticas Públicas Municipal, a construção de um sistema educacional inclusivo tem que ser mais repensado e organizado, implicando uma mudança estrutural das escolas para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas através de ações como: parcerias com outras Secretarias Municipais para o Atendimento Educacional Especializado, contemplação de recursos para oferta do Atendimento Educacional Especializado pelo MEC e oferta de ônibus adaptado para deficientes. Com isso, esperamos o surgimento de mais políticas públicas na perspectiva inclusiva, de modo a promover e trazer a discussão a implementação e também a manutenção e custeio no cenário educacional inclusivo, considerando que há necessidade de novas discussões, análises e considerações sobre o assunto favoráveis a uma política de educação que vençam os velhos paradigmas de discriminação e segregação social. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36861 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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