Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36857

Comparte esta pagina

Título : Análise das estratégias didáticas abordadas em videoaulas do youtube sobre divisão celular
Autor : MATOS, Gerllane Jorge de
Palabras clave : Ensino de Biologia; Videoaula; Recurso Didático
Fecha de publicación : 10-dic-2019
Citación : MATOS, G. J.
Resumen : Atualmente a utilização das tecnologias vêm se intensificando no nosso cotidiano, especialmente pelo uso de aparelhos de celulares e computadores. Nesse cenário, o uso da internet para fins educativos tem sido frequente nas novas gerações, cujos jovens internautas por meio de uma rede tecnológica têm acesso à informações em tempo real. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias didáticas em videoaulas disponíveis no YouTube que abordem o conteúdo divisão celular, observando a relevância do uso do vídeo como recurso pedagógico. A proposta metodológica desse estudo é baseada na abordagem qualitativa, pois é a técnica que mais se aproxima do objeto de estudo, proporcionando a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo com o observado. Esta pesquisa é considerada relevante, pois o canal de youtube tornou-se uma plataforma popular especialmente na busca de videoaulas sendo procurada por diversos alunos. Diante dessa realidade, foram analisados os vídeos sobre divisão celular que apresentavam mais de 50 mil visualizações de acesso, pois consiste em um indicativo do uso deste recurso por estudantes. Ao final da análise foi possível constatar que a grande maioria dos videoaulas são satisfatórios, principalmente no que se refere ao estudo de biologia celular. No entanto, em canais que os professores disponibilizam não só vídeos, mas também fórum para a discussão de assuntos abordados na escola compravam que os vídeos e as animações podem contribuir significativamente para aprendizagem, também foi constado que uma pequena parcela de videoaulas, existe um uso superficial da contextualização como estratégia didática e também pouca resolução de exercícios.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36857
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MATOS, Gerllane Jorge de.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons